Obra de requalificação e ampliação da Escola Básica e Secundária de Caminha inaugurada com a presença do Ministro da Educação

10 Março 2022

Investimento da ordem dos 3,5 milhões de euros responde às necessidades da comunidade escolar

A inauguração da obra de requalificação e ampliação da Escola Básica e Secundária de Caminha, um investimento da ordem dos 3,5 milhões de euros, vai ter lugar amanhã, sexta-feira, dia 11 de março, pelas 10h00, e contará com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

A empreitada foi formalmente iniciada, em dezembro de 2019, com a instalação de quase duas dezenas de contentores, que acolheram alunos e professores durante os trabalhos, desenvolvendo-se a vida letiva dentro da normalidade. Aproveitou-se, na altura, a pausa das férias de Natal, sendo a operação coordenada pela Câmara, Junta de Freguesia de Caminha e Vilarelho e Agrupamento de Escolas de Caminha.

A requalificação da escola, situada num terreno 22.340 metros quadrados, na freguesia de Vilarelho, chegou a estar prevista pela empresa Parque Escolar, mas com o abandono da estratégia delineada pelo Governo de então, acabou por não beneficiar da intervenção.

Em 2016, a Câmara de Caminha assinou com o Ministério da Educação o acordo de colaboração para a requalificação, ampliação e modernização das instalações da escola. O investimento foi suportado pelo Ministério da Educação, pela autarquia e financiado pelo Programa Operacional Regional NORTE 2020.

O primeiro concurso público internacional da empreitada ficou deserto, o que obrigou a Câmara a reformular o projeto e a aumentar o esforço financeiro, lançando um segundo concurso, que teve um desfecho positivo.

No terreno está hoje uma “nova” escola, que nasce de um projeto ambicioso, da autoria de um arquiteto que é professor na escola, o que traz garantias acrescidas, hoje evidentes no complexo.

A obra permitiu reabilitar os edifícios existentes, respeitando a estrutura original, restaurando os revestimentos interiores, substituindo caixilharias e cobertura, entre outros aspetos. A Escola Básica e Secundária de Caminha foi ampliada, sem prejuízo dos espaços ao ar livre, e dotada de mais salas de aula, sendo duas delas laboratórios, garantindo-se um conjunto funcional, moderno e sustentável, onde a comunidade escolar encontra agora condições de conforto facilitadoras do ensino e da aprendizagem.