Requalificação e ampliação da Escola Básica e Secundária de Caminha é um sonho tornado realidade

3m1a7929
3m1a7967
3m1a7991
3m1a8003
3m1a8031
3m1a8064
3m1a8076
3m1a8132
3m1a8156
3m1a8166
3m1a8209
3m1a8245
3m1a8298
3m1a8546
3m1a8550
3m1a8558
11 Março 2022

Hoje é um dia de festa para o concelho de Caminha e particularmente para a comunidade educativa. A obra de requalificação e ampliação da Escola Básica e Secundária de Caminha foi inaugurada com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. Foi uma ocasião emotiva, com momentos de música e poesia e que terminou com a interpretação da "Pedra Filosofal", porque também esta obra foi um sonho, um sonho que avançou e que se tornou realidade, porque a Escola, a Câmara e o Ministério da Educação acreditaram.

A inauguração, iniciada às 10h00, entrou pela hora de almoço porque foi verdadeiramente uma celebração, uma sessão muito participada por toda a comunidade educativa. A visita às novas instalações foi pontuada por diversos momentos de música e/ou poesia, nos corredores, aqui e ali, entrecortando o périplo pelos diferentes blocos - alunos da própria escola e da Academia de Música Fernandes Fão foram surpreendendo a comitiva e marcando a ocasião.

A nova escola, que nasceu da antiga, cujos blocos conservou, foi desenhada por um arquiteto que é também professor do estabelecimento. António Calvão soube tirar partido dos espaços, que agora se tornaram amplos, luminosos, modernos e adaptados à realidade actual do ensino e da aprendizagem.

Depois da visita e da interação com várias turmas, a sessão mais oficial foi mesmo assim marcada pela informalidade e pela emoção. Por isso talvez, a palavra sonho foi transversal a várias intervenções. Quando o “projeto” de renovar a escola ruiu, em época de troika, depois de ter estado previsto no âmbito da quarta fase da Parque Escolar, a Escola não se conformou. O Presidente da Câmara, Miguel Alves, e o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, recuperaram o que parecia ser um caso perdido.

Em 2016, a Câmara de Caminha assinou com o Ministério da Educação o acordo de colaboração para a requalificação, ampliação e modernização das instalações da escola. O investimento foi suportado pelo Ministério da Educação, pela autarquia e financiado pelo Programa Operacional Regional NORTE 2020.

Mas os entraves não estavam ultrapassados e o primeiro concurso público internacional da empreitada ficou deserto. Câmara e Ministério da Educação ultrapassaram os novos problemas, o orçamento foi aumentado e a obra realizada. A requalificação e ampliação da Escola Básica e Secundária de Caminha orçou em cerca de 3,5 milhões de euros e está concluída.

A empreitada foi formalmente iniciada, em dezembro de 2019, com a instalação de quase duas dezenas de contentores, que acolheram alunos e professores durante os trabalhos, desenvolvendo-se a vida letiva dentro da normalidade. Aproveitou-se, na altura, a pausa das férias de Natal, sendo a operação coordenada pela Câmara, Junta de Freguesia de Caminha e Vilarelho e Agrupamento de Escolas de Caminha. Apesar das obras, a escola nunca fechou e mesmo nos períodos em que a pandemia impôs restrições, a escola continuou a apoiar os alunos.

Hoje reencontraram-se, em funções diferentes, antigos alunos e professores. O próprio Presidente da Câmara estudou aqui, sendo aluno da atual Presidente do Agrupamento, a Professora Maria Esteves. O autarca recordou-a desses tempos em que era o aluno e ela, já docente, estava a concluir o estágio. O Ministro da Educação, por seu lado, não sendo oficialmente aluno, era presença frequente e era nestas instalações desportivas que praticava andebol.

Nas funções de Presidente da Câmara e Ministro, conforme recordou Miguel Alves, a Escola Básica e Secundária de Caminha foi um compromisso assumido por ambos e cumprido. “O mundo dá muitas voltas”, como sublinhou Miguel Alves.

Encerrando a sessão, Tiago Brandão Rodrigues emocionou-se, garantindo que este era provavelmente o discurso mais difícil de seis anos como Ministro.

Depois interpretou-se, a fechar, a “Pedra Filosofal” e todos cantaram em coro. O sonho cumpriu-se. A intervenção permitiu reabilitar os edifícios existentes, respeitando a estrutura original, restaurando os revestimentos interiores, substituindo caixilharias e cobertura, entre outros aspetos. A Escola Básica e Secundária de Caminha foi ampliada, sem prejuízo dos espaços ao ar livre, e dotada de mais salas de aula, sendo duas delas laboratórios, garantindo-se um conjunto funcional, moderno e sustentável, onde a comunidade escolar encontra agora condições de conforto facilitadoras do ensino e da aprendizagem.