KRISÁLIDA propõe reflexão sobre importância da imagem na sociedade

19 Março 2022

A companhia KRISÁLIDA vai estrear, no próximo dia 25 a peça “Já morri mais vezes do que aquilo que devia”, um exercício de reflexão que pretende incitar o público a questionar-se sobre a importância da imagem na sociedade e na família em particular.
“Este trabalho retrata as várias condições do ser humano e do mundo atual. A verdade e a entira das relações, as aparências, o modo como queremos que nos vejam, a ambição pelo poder desmedido, o ciúme, a vida e a morte!” explica Carla Magalhães, diretora artística da KRISÁLIDA.
A primeira produção da companhia de teatro KRISÁLIDA em 2022 pretende despertar o público para questões universais sobre a existência humana e a responsabilidade de cada um num mundo global, utilizando o teatro como ferramenta para espoletar o pensamento crítico e o debate de problemáticas sociais.
A estreia do espetáculo “Já morri mais vezes do que aquilo que devia” está marcada para 25 de março, pelas 21h30 no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
A nova criação teatral surge de um convite da Krisálida ao dramaturgo Pedro Fiúza, para incitar à reflexão sobre temas da condição humana.
A peça estará em palco também nos dias 26 às 21h30 e 27 a partir das 17h00, com entrada livre assinalando o Dia Mundial do Teatro.
Os bilhetes estão disponíveis nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora e ainda através do email geral@krisalida.pt.
A nova criação da companhia “Já morri mais vezes do que aquilo que devia” retrata um jogo de poderes mal resolvidos.
Uma família um pouco mais disfuncional do que as outras, mas com as mesmas preocupações de todas. O poder da imagem, a sobrevivência, a transição geracional, o confronto entre espaço privado e público. Quando as estruturas são tão frágeis que ao mínimo impacto se desconjuntaram, apesar do próprio impacto ser já de si frágil e em que parece que tudo está orientado para a ruína.
“Um texto puzzle que assume a narrativa como veículo de comunicação no palco. A narrativa enquanto metáfora, uma família enquanto imagem de um meio social, as microestruturas que definem ou vão definindo e desenhando o mundo. Será que as famílias vivem de acordo com imagens impostas de fora para dentro? Porque será que a estrutura família tem de cumprir certas formalidades e formalismos que nem sempre correspondem ao seu funcionamento ideal?” questiona o autor e encenador Pedro Fiúza apontas estas como as “inquietações permanentes da peça”.
O espetáculo “Já morri mais vezes do que aquilo que devia” conta com a interpretação de Carla Magalhães, Leonor Guise Carvalho, Maria Quintelas, Pedro Roquette, Raquel Ribeiro e Romeu dos Anjos Pereira, a cenografia de Jonathan Richter, luz e som de Francisco Moiteiro, figurinos de Cláudia Ribeiro, desenho de luz de Rui Gonçalves, assistência de produção de Ângela Calisto, comunicação de Rubina Jassat e design de Ricardo Ferreira.
A KRISÁLIDA é uma companhia profissional de teatro que está sediada em Caminha desde o ano 2014, com trabalho desenvolvido em todos os municípios do Alto Minho e que conta com financiamento da DGArtes/Ministério da Cultura. Tem como objetivo estrutural fomentar o interesse pela cultura em geral e pelo teatro em particular. Cria espetáculos de teatro que falam sobre assuntos importantes e pertinentes da sociedade A companhia cria ainda espetáculos com um cariz pedagógico para circular pelas escolas, desenvolve oficinas de teatro para crianças, jovens e adultos e promove uma mostra regular de teatro de marionetas, a MALUGA - Festa da Marioneta Luso Galaica. Acolhe desde 2015, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, companhias de teatro nacionais e internacionais e desde 2017, também no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.