Comemorações do 48º aniversário do 25 de Abril marcadas por momentos culturais e artistas do concelho

15 Abril 2022

Música, dança, cinema e performances dominam o programa

Diversos momentos culturais, protagonizados sobretudo por artistas e instituições do concelho, vão marcar em Caminha as comemorações do 48º aniversário do 25 de Abril. Segunda-feira, dia 25 de abril de 2022 será um dia multifacetado, onde terão lugar os espaços protocolares, com a participação das várias forças políticas, mas também as artes, através de vozes, música, dança e performances. O programa termina com cinema e o protagonista é Salgueiro Maia, o Homem que a Revolução dos Cravos eternizou, apesar de uma vida mesmo muito curta.

A manhã será ocupada sobretudo pela cerimónia protocolar da Assembleia Municipal - 48º aniversário do 25 de abril, a realizar no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. Como vem sendo habitual, as diversas forças políticas representadas naquele órgão terão oportunidade de usar da palavra na sessão, que também contará com a participação de duas instituições culturais do concelho de Caminha, a Academia de Música Fernandes Fão e Krisálida.

A tarde é inteiramente dedicada às artes e aos intérpretes do concelho. O concerto "Cultura de Abril" toma como palco O Pavilhão Municipal de Caminha - Fernando Lima, em Caminha. A valorização dos talentos e dos artistas caminhenses, cantores, músicos e técnicos e outros tem sido uma constante na política cultural da Câmara Municipal, que assim apoia também os seus valores. Aconteceu várias vezes durante a pandemia, algumas com recurso a transmissão através das redes socias, sempre com enorme sucesso e em tempo em que as alternativas praticamente eram inexistentes.

O filme “Salgueiro Maia: o implicado” ocupa o serão, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. Apresenta mais o homem do que a personagem ou o herói, assumindo-se como “uma história de ficção baseada em factos históricos, relatos pessoais, revelações íntimas, emoções reais de quem acompanhou o capitão ao longo de toda a vida”, explicou a distribuidora recentemente em nota de imprensa.

“Salgueiro Maia — O implicado” tem argumento de João Lacerda Matos, baseada numa biografia de António de Sousa Duarte. O papel de Salgueiro Maia é interpretado pelo ator Tomás Alves. O elenco conta ainda com Filipa Areosa, Diogo Matos, Catarina Wallenstein, Dinarte Branco, José Condessa, João Nunes Monteiro, José Raposo, entre outros.

Trata-se de uma produção da Sky Dreams Entertainment e co-produção com a colombiana 11:11 Films & TV.

Fernando Salgueiro Maia nasceu em Castelo de Vide, em 1944. A 25 de Abril de 1974 comandou a coluna militar que, partindo da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, ocupou a Praça do Comércio e cercou o Quartel do Carmo, em Lisboa, levando à rendição do então presidente do Conselho, Marcello Caetano, e à definitiva queda da ditadura do Estado Novo. Morreu a 3 de abril de 1992, com apenas 47 anos.

Seg, 25 abril

HASTEAR SOLENE DA BANDEIRA NACIONAL

com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Caminha e Banda Musical Lanhelense

Local: Praça Conselheiro Silva Torres, Caminha