Caminha acolhe sexta-feira, dia 22 de abril, o Workshop da Bacia Hidrográfica do Minho

20 Abril 2022

Caminha vai acolher sexta-feira, dia 22 de abril, o Workshop da Bacia Hidrográfica do Minho, no âmbito do projeto River2Ocean. O principal objetivo é diagnosticar de que forma os participantes valorizam a biodiversidade aquática da bacia em questão, bem como a gestão dos serviços dos ecossistemas. O encontro terá lugar na sala polivalente da Biblioteca Municipal de caminha, entre as 14h30 e as 17h00.
Os workshops do projeto River2Ocean (https://www.river2ocean.pt/) envolvem pequenos grupos de pessoas de entidades convidadas (a operar na área de estudo) que, de forma participativa, ajudarão a diagnosticar de que forma é valorizada a biodiversidade aquática e a gestão dos serviços dos ecossistemas da bacia do rio Minho.
O projeto River2Ocean é desenvolvido pelo Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Universidade do Minho. O CBMA, conforme se pode ler no site respetivo, “é uma instituição de investigação da Universidade do Minho, criada em 2008, sediada no Campus de Gualtar em Braga, Portugal, repartindo as suas instalações entre o Edifício da Escola de Ciências da Universidade do Minho e o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho (IB-S). O CBMA desenvolve investigação de excelência orientada para a resolução de problemas, criando novas ferramentas e estratégias, com impacto nos setores ambiental, biotecnológico, saúde, agroalimentar e industrial. Ao abordar a complexidade dos sistemas biológicos a diferentes níveis de organização, das moléculas à biosfera, a investigação realizada no CBMA permite uma abordagem holística para tratar de questões de biossustentabilidade, que abrangem diferentes perspetivas da biodiversidade”.
No encontro estão já inscritas várias entidades regionais na área da gestão da água, mas a organização pretende uma participação alargada e representativa, estando ainda a permitir inscrições no workshop em: