Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • RSS feed

Campanha “Praia Limpa é Praia Saudável” lançada em Vila Praia de Âncora

Campanha “Praia Limpa é Praia Saudável” lançada em Vila Praia de Âncora
18 Maio 2022

O Comando Territorial de Viana do Castelo tem sob a sua responsabilidade uma vasta área balnear e fluvial, razão pela qual se torna necessário a consciencialização da comunidade para esta problemática. Assim, amanhã, dia 19 de maio, vai efetuar o lançamento de uma campanha sobre a problemática do lixo marinho nas praias marítimas e fluviais, designada por “Praia Limpa é Praia Saudável”.
O evento conta com a participação de cerca de 350 crianças dos 3 aos 10 anos de idade e cerca de 20 idosos, com início previsto para as 09h30, na Avenida Doutor Ramos Pereira (marginal), em Vila Praia de Âncora. Participantes: EBS Vale do Âncora; JI de Vila Praia de Âncora, EB1 de Âncora, JI de Âncora e Lar de Santa Rita.
O objetivo da campanha passa por sensibilizar e consciencializar a comunidade para a necessidade de mudar os nossos hábitos, contando com o apoio de parceiros, como a Câmara Municipal de Caminha e alunos da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora.
A Guarda Nacional Republicana, em parceria com a Câmara Municipal de Caminha, Polícia Marítima e Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM), desenvolveu esta campanha com o intuito de sensibilizar todos os cidadãos, incluindo a comunidade escolar, para o problema do lixo marinho.
O lixo marinho mais abundante e problemático é o plástico. Ao deteriorar-se no mar produz microplásticos. Esses microplásticos são consumidos pelos animais marinhos e o ser humano vai introduzi-los na sua dieta alimentar através do seu consumo.
Torna-se importante alertar para o erro que todas as pessoas cometem ao não colocar o lixo e produtos recicláveis no local onde estes estão destinados.
A maior parte desse lixo acaba no mar. Lixo marinho é qualquer material sólido, persistente, fabricado ou processado, que é descartado ou abandonado no meio marinho ou costeiro. Em Portugal, 70% do Lixo Marinho é Plástico.