Comunidade ucraniana em Caminha vai colaborar na elaboração dos tapetes de flores da Solenidade do Corpo de Deus

25 Maio 2022

As cores da Ucrânia vão estar em destaque este ano na Solenidade do Corpo de Deus. A Câmara Municipal de Caminha convidou a comunidade ucraniana que se encontra no concelho para participar na elaboração dos tradicionais tapetes floridos. Convite já aceite, será a Ucrânia, através dos seus cidadãos que escolheram Caminha para se refugiar da guerra que ameaça o seu território e as suas vidas, a criar um tapete de flores, na zona fronteira aos Paços do Concelho, área que o Município tem vindo a dedicar a convidados. Normalmente são municípios, mas este ano associamo-nos, também desta forma, à Ucrânia, manifestando mais uma vez a solidariedade do concelho.

No dia 16 junho, a Solenidade do Corpo de Deus voltará a ser marcada pelos tapetes floridos, que regressam às ruas de Caminha e de Vilarelho. Várias artérias das freguesias vão novamente “acordar” vestidas com os extraordinários e originais tapetes floridos, elaborados pelos caminhenses e, desta vez, ucranianos, durante a noite.

Os tapetes floridos são uma das marcas do concelho de Caminha. O Executivo tem vindo a convidar outros municípios para participar na elaboração dos tapetes. Já aconteceu com, Viana do Castelo, com a vizinha A Guarda, Sardoal, Ponta Delgada, entre outros.

Este ano será um pouco diferente. Neste momento, o concelho acolhe 28 famílias, num total de 78 pessoas. Mais de meia centena são adultos. Quanto aos mais novos, a maioria já está integrada nas nossas escolas e alguns dos adolescentes estão integrados no sistema de ensino à distância que o Ministério da Educação da Ucrânia.

O acolhimento está a acontecer com grande empenho da comunidade em geral, instituições e particulares. Está a ser feito também o apoio na vacinação, com a colaboração do Centro de Saúde. Entretanto, no final de abril arrancou um curso de Língua Portuguesa especialmente preparado para os cidadãos ucranianos que procuraram o concelho de Caminha para se refugiar da guerra que assola o seu país. A Câmara Municipal de Caminha em articulação com o Centro Qualifica da ETAP, criaram as condições necessárias para que a população deslocada da Ucrânia a residir atualmente no nosso concelho pudesse aceder ao Curso de Português Língua de Acolhimento.

Recorde-se que, para além da religiosidade que lhe é inerente, a Festa do Corpo de Deus é um autêntico cartão de visita do concelho de Caminha. Todos os anos, milhares de pessoas visitam Caminha para admirarem as verdadeiras obras de arte que enfeitam as ruas. A pandemia obrigou a interromper a tradição mas volta a haver condições para trazer de volta um hábito tão acarinhado por população e visitantes. Ainda no dia 16 de junho, pelas 16h00, o programa da Solenidade do Corpo de Deus é também marcado pelo Ofício Solene de Vésperas na Igreja Matriz de Caminha e Procissão com a representação de todas as paróquias do Arciprestado.

A organização da Festa do Corpo de Deus é da responsabilidade do Arciprestado de Caminha, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e União de Freguesias de Caminha e Vilarelho.