Exposição “Santos da Casa, Companheiros de Viagem” já superou os 600 visitantes

3m1a7736
3m1a7751
26 Maio 2022

Mais de seis centenas de pessoas já visitaram a exposição “Santos da Casa, Companheiros de Viagem”, patente no Museu Municipal de Caminha. Faltam apenas alguns dias para o encerramento da mostra, que termina a 31 deste mês.

Cerca de quatro dezenas de imagens de Santos, habitualmente dispersos pelos templos e pelas várias paróquias do concelho de Caminha estão em exposição desde 23 de abril e até ao próximo dia 31 de maio no Museu Municipal de Caminha. São os “Santos da Casa, Companheiros de Viagem” reunidos a partir de agora num único espaço. Pode ser visitada de segunda-feira a sábado, no horário: 9h30-13h00/14h00-17h30.

Têm tamanhos distintos, pertencem a diferentes épocas, mas todos fazem parte da Cultura religiosa e popular. Além da devoção que carregam para muitos crentes, os “Santos da Casa, Companheiros de Viagem” inspiram também das festas e romarias mais caraterísticas do concelho e da região. Numa iniciativa conjunta do Município de Caminha, Arciprestado de Caminha e Paróquias de Caminha foi possível reunir 41 imagens e mostrá-las ao público, já a partir do final desta semana.

A acompanhar a exposição das imagens no Museu Municipal de Caminha há um pequeno filme e foi editado um catálogo, com mais de quatro dezenas de páginas, onde se pode encontrar alguma informação sobre cada uma das imagens e textos que enquadram a mostra, assinados pelos responsáveis das instituições ligadas à organização.