Seminário sobre Alterações Climáticas na Escola Básica e Secundária de Caminha

inforisk_seminario_05_2022_projecao_v4
30 Maio 2022

A Escola Básica e Secundária de Caminha acolhe amanhã o seminário "Alterações Climáticas no Alto Minho. No evento participará o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Rui Lages.

A CIM Alto Minho encontra-se a implementar, ao abrigo da operação "INFO-RISK: Informar sobre os riscos associados às alterações climáticas no Alto Minho", um seminário que visa enquadrar, no tempo e no espaço, o fenómeno das alterações climáticas, informando sobre os riscos potenciados pelo mesmo no contexto territorial do Alto Minho. Por forma a tornar a troca de ideias tão profícua e participativa quanto possível, será promovida uma conversa em formato oficina de trabalho, com possibilidade de visualização à posteriori através das redes sociais, com o propósito de sensibilizar, informar e mobilizar os participantes para a ação climática.

O mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) aponta para que as mudanças climáticas causadas pelos seres humanos são irrefutáveis, irreversíveis e levaram a um aumento de 1,07º na temperatura do planeta; estudos recentes apontam para que, em virtude das alterações climáticas, a frequência da ocorrência de fenómenos extremos e a magnitude dos seus impactos sejam objeto de agravamento; a mudança climática é um fenómeno global com implicações à escala local, que já se faz sentir nos dias de hoje; cada um de nós pode, e deve, agir de modo a contribuir para reverter o atual estado de emergência climática. Por todos estes motivos, importa informar sobre o “risco” num contexto de mudança climática no Alto Minho e partilhar experiências e boas práticas de atuação de carácter, quer preventivo, quer reativo.
Neste segundo seminário, complementar àquele realizado no passado dia 26jan (disponível em: https://www.facebook.com/watch/?v=908960329748243), particular enfoque será dado a um conjunto de questões relacionadas com a proteção civil, com a conservação da natureza, com o turismo sustentável e com as comunidades locais.