Município prepara época balnear de excelência

02 Junho 2022

Depois de ter conquistado cinco Bandeiras Azuis, o Município de Caminha vê galardoadas quatro praias pela Quercus com a bandeira “Qualidade Ouro”. Entretanto, a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, considerou também a Praia do Forte do Cão como praia ZERO poluição. A época balnear arranca oficialmente no concelho, nas praias marítimas, no próximo dia 10, e nas fluviais a 1 de julho. Estão todas as condições reunidas para uma temporada de excelência. Neste momento, a Câmara Municipal está a preparar os areais e a colocar as infraestruturas de apoio aos banhistas.
O concelho de Caminha mantém, na próxima época balnear, as cinco Bandeiras Azuis. Todas as praias marítimas hasteiam a Bandeira Azul em 2022: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como a Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.
A Bandeira Qualidade Ouro será também hasteada na Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia do Forte do Cão e Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.
A Praia do Forte do Cão, na freguesia de Âncora, é uma das 58 praias portuguesas de Zero Poluição. A distinção da associação ambientalista ZERO traduz uma classificação de excelência, por resultar de análises realizadas em três épocas balneares sucessivas, em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica.
O ano de 2021 ficou marcado por uma nova praia fluvial, Pedras Ruivas, em Seixas, que este ano continuará a funcionar com todas as condições. Recorde-se que a boa notícia chegou oficialmente através da Portaria n.º 102-C/2021, de 14 de maio, que procedeu, para o ano de 2021, à identificação das águas balneares costeiras e de transição e das águas balneares interiores, fixando as respetivas épocas balneares, bem como à identificação das praias de banhos onde é assegurada a presença de nadadores-salvadores. Entre essas praias foi identificada a Praia de Pedras Ruivas, na freguesia de Seixas, uma zona de enorme beleza banhada pelo rio Minho e marcada por margens verdes encantadoras. É mais uma alternativa para desfrutar do areal e das águas, neste caso, do Rio Minho.
Nas praias marítimas, a época balnear inicia-se, como referimos, a 10 de junho e termina a 11 de de setembro. Já nas praias fluviais, o início da época balnear acontece um pouco mais tarde, a 1 de julho, estendendo-se até 31 de agosto.