Vice-Presidente reafirma comprometimento do Município na defesa do Ambiente

3m1a7420
3m1a7417
02 Junho 2022

A Escola Básica e Secundária de Caminha acolheu esta semana o segundo seminário do projeto “INFORISK: Informar sobre os riscos associados às alterações climáticas no Alto Minho”, subordinado à temática “Alterações Climáticas no Alto Minho: Informar para (re)agir”. Para Rui Lages, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Caminha, "se há tema latente na ação política de qualquer governante, seja a nível local, regional ou nacional é, sem margem para dúvidas, a temática do ambiente e das alterações climáticas".
Rui Lages, que participou no painel de abertura, enalteceu a CIM Alto Minho pela iniciativa e reforçou a importância deste tipo de projetos. O responsável confirmou ainda o comprometimento do Município na problemática ambiental, afirmando: "estamos empenhados em promover ações políticas que minimizem os impactos das alterações climáticas no nosso território. É isto que nos é exigido, é esse compromisso que assumimos".
O evento foi organizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em colaboração com os municípios seus associados, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR). O INFORISK é um projeto inovador em termos de comunicação, capacitação de agentes do território e sensibilização do público em geral, em que se integra a comunidade escolar, para os riscos associados às alterações climáticas no território do Alto Minho.
A esta realidade não é alheia a escolha do local, a Escola Básica e Secundária de Caminha, cuja obra de requalificação e ampliação, num investimento da ordem dos 3,5 milhões de euros, foi inaugurada formalmente em março último.
Os alunos do estabelecimento de ensino caminhense puderam participar ativamente na organização e logística associada ao evento, mas também intervieram durante os trabalhos, colocando as suas questões sobre as alterações climáticas no território do Alto Minho em geral e nas diferentes áreas.
No seminário foi feita ainda uma apresentação sobre a Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva 2030, por Carlos Mendes, diretor de Serviços de Riscos e Planeamento da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A Professora Maria Esteves, diretora do Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha, encerrou o seminário. De referir ainda a exposição interativa INFORISK patente nas instalações da escola.