02 Junho 2022

Decorrerá, no próximo dia 7 de junho, a 1ª edição do Mercado de Projetos do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha. Trata-se de uma iniciativa gerada no quadro da Autonomia e Flexibilidade Curricular e é coorganizada e apoiada pela Câmara Municipal de Caminha, Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora e Junta de Freguesia da União de Freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho.
Durante o dia, na Praça da República, em Vila Praia de Âncora, e no Largo Calouste Gulbenkian, em Caminha, os alunos do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha estarão na rua, mostrando os seus projetos e atividades.

O Mercado de Projetos é uma atividade de cariz transversal que apresenta à comunidade a multiplicidade de saberes, competências e ações promovidas no Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha. É por isso também um momento de expressão da dimensão DAC (Domínio de Autonomia Curricular) em comunicação com a comunidade. Prevê-se assim que nos espaços centrais das vilas do concelho (Largo Calouste Gulbenkian, em Caminha, e Praça da República, em Vila Praia de Âncora) recebam, em stands de turma, evidências dos projetos desenvolvidos por cada turma ao longo do ano, possibilitando a comunicação direta com a comunidade e dando ainda espaço ao desenvolvimento de atividades de cariz organizativo como nota das competências desenvolvidas em cada um dos projetos em que os alunos se envolveram (ex: demonstrações práticas desportivas, atividades experimentais de ciência, exploração de competências artísticas, …).
Pretende, simultaneamente, proporcionar um encerramento do ano letivo diferente e marcante para os alunos, criando um ambiente de identidade pedagógica do Agrupamento e da sua relação com a comunidade. É neste sentido que faz dos alunos parte da organização, já que são eles os atores na construção da exposição, na comunicação e na organização de atividade, qual mercador que logo pela manhã organiza os seus produtos nas "bancas" e "lugares" de mercado, prepara o seu discurso e promove os seus produtos.
Nesta 1ª Edição estão previstas exposições temáticas dos trabalhos das turmas e animações várias (música; jogos tradicionais; simulação de arraial; workshop de dança; corrida laser; atividades náuticas (VPA); corrida de jangadas (VPA); Apresentação de lendas, Show cooking…).
Ao logo do dia será ainda promovida a pintura de mural alusiva à expressão que o Mercado de Projetos imprime nas pessoas e o encerramento do Mercado de Projetos decorrerá à noite, nos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, com o concerto do Clube Instrumental da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora.