Câmara reforça apoios financeiros direitos às associações e clubes desportivos em 25%

03 Junho 2022

À verba, superior aos 80 mil euros, somam-se outros apoios diversos ao longo do ano

A Câmara Municipal vai aumentar em 25 por cento os apoios financeiros direitos às Associações e Clubes Desportivos do Concelho de Caminha, no que respeita à formação. A proposta foi aprovada em reunião do Executivo, por unanimidade. O valor ultrapassa os 80 mil euros e será distribuído por diferentes modalidades.
A medida, que tem por objetivo reforçar o apoio global à prática desportiva e o fomento da formação, tem em conta o contexto socioeconómico e tem enquadramento no REMAD – Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo.
Conforme referiu a Vereadora do Desporto, Liliana Ribeiro, esta proposta vem na sequência do incremento que tem sido dispensado e da aposta forte numa prática saudável e de impacto na melhoria da qualidade de vida da população.
A responsável refere ainda, na proposta, o contexto pandémico e as questões de saúde mental associadas, que beneficiam diretamente com a prática desportiva. A Vereadora salienta também o trabalho de excelência que tem vindo a ser desenvolvido pelas diferentes associações e clubes, nomeadamente na área da formação de crianças e jovens.
A proposta que viria a ser aprovada traduz-se num reforço de verbas de 25 por cento, como a atribuição de um subsídio às Associações e Clubes Desportivos do Concelho de Caminha no montante global de 82.050,00 euros.
A este apoio financeiro acrescem outros apoios, concedidos ao longo de todo o ano, como a cedência de instalações desportivas municipais, quer para o treino quer para competições, bem como o transporte dos seus atletas sempre que competem fora do concelho. Além disso, o Município apoia diversos eventos.
Na reunião foram aprovadas outras propostas, como o acordo de cooperação entre o Município de Caminha e a Associação de Culturismo e Powerlifting de Viana do Castelo; atribuição de subsídio ao Grupo Motard de Vilar de Mouros para apoio ao Encontro Motard de Vilar de Mouros; atribuição de subsídio à Confraria de São Bento de Seixas para apoio às festividades; aditamento ao Protocolo de Concessão de Utilização de Bens do Domínio Público Ferroviário; Plano Anual de Recrutamento 2022; abertura de procedimento concursal comum para recrutamento de um técnico superior na área jurídica – licenciatura em Direito e concurso público para arrendamento de uma loja exterior número 3 do Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora, entre outras.