Reposição da foz do rio Âncora no local natural assegura condições ideais para a época balnear

3m1a7566
3m1a7627
3m1a7962
08 Junho 2022

Trabalhos a decorrer em Vila Praia de Âncora na semana em que se procede à limpeza geral das praias

O inverno e a dinâmica das marés exigem por vezes cuidados adicionais quando se trata de preparar a época balnear. A Câmara Municipal está a proceder a múltiplas operações de limpeza e instalação de estruturas e equipamentos nas diversas praias. Em Vila Praia de Âncora decorrem trabalhos um pouco mais complexos, tendo havido necessidade de se proceder à reposição da foz do rio Âncora no local natural.
No âmbito dos procedimentos e trabalhos preparatórios da época balnear na praia de Vila Praia de Âncora, e verificando-se não estarem reunidas as condições de areia necessárias à instalação das concessões atribuídas, por se verificar a alteração da foz do rio Âncora, atualmente a desaguar na zona norte da praia, junto ao porto de pesca, e conforme procedimentos já levados a efeito em épocas balneares anteriores, considerou-se adequado, para salvaguarda das mínimas condições exigidas para a praia, levar a efeito a reposição da foz do rio Âncora para o local natural, através da reabertura do canal necessário.
É isso mesmo que se está a fazer, com o auxílio de máquinas apropriadas e operadores contratados pela Câmara Municipal. Finda a operação, será realizada a limpeza geral do areal, por forma a que a época balnear 2022 possa abrir em condições ideais e com toda a normalidade já no próximo dia 10 de junho, sexta-feira, nesta Praia de Vila Praia de Âncora e nas restantes praias marítimas: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo e Praia do Forte do Cão.
Recorde-se que o Município conquistou mais uma vez cinco Bandeiras Azuis, arrecadando o galardão para todas as praias marítimas e para a Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros. O Município de Caminha viu ainda premiadas quatro praias pela Quercus com a bandeira “Qualidade Ouro”. Entretanto, a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, considerou também a Praia do Forte do Cão como praia ZERO poluição. A época balnear arranca oficialmente no concelho, nas praias marítimas, como referimos, no próximo dia 10, e nas fluviais (Azenhas e Pedras Ruivas, na freguesia de Seixas) a 1 de julho.