Freguesia de Dem recebe domingo “DESAFIOS 2022” Encontro Nacional de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio

29 Junho 2022

A freguesia de Dem vai receber no próximo domingo, dia 3 de julho, o DESAFIOS 2022 - Encontro Nacional de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio, numa organização da Fundação Inatel que conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e da Junta de Freguesia de Dem. Até ao dia de hoje, quarta-feira, ainda são aceites inscrições para tocadores e cantadores que se queiram apresentar em palco.

Dem tem tradições no folclore e nos cantares ao desafio e a Fundação Inatel aceitou a sugestão do Município de Caminha, escolhendo a freguesia da Serra d’Arga para acolher o Encontro, que deverá reunir cerca de duas centenas de músicos e cantadores.

Espera-se uma grande festa no próximo domingo, a partir das 09h00, altura em que abre o Secretariado, no Centro Cultural de Dem. Este será o ponto de partida para o ambiente de arruada, já que tocadores e cantadores vão percorrer as ruas da freguesia durante a manhã. À tarde, a partir das 14h30, as atuações centram-se no palco, montado no Largo de Dem.

Para João Cruz (Pi d’Areosa), da organização do Encontro, prevê-se uma festa a lembrar S. João d’Arga e as romarias alto-minhotas, com muita alegria e convívio.

A Fundação Inatel tornou-se, em 2010, a primeira ONG Portuguesa acreditada nesta área pela UNESCO. A Fundação foi acreditada como Organização Não-Governamental apta a prestar serviços de consultoria ao Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, no decorrer da 3ª sessão ordinária da Assembleia-Geral dos estados signatários da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

É neste contexto que surge agora o DESAFIOS 2022 - Encontro Nacional de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio, que promete fazer de Dem a “capital” da concertina já no próximo domingo.