Filmes premiados no Festival de Cans e fecho do Vilas People, com Noble, marcam este fim de semana

02 Setembro 2022

Com a entrada do mês de setembro o concelho de Caminha continua a apresentar propostas culturais variadas e de qualidade. Hoje, sexta-feira, a sétima arte está na “primeira fila”, quer no Valadares, Teatro Municipal de Caminha; quer no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. Mas o fim de semana traz música e “sabores do campo”, para levar para casa.
Os registos são diferentes. Para os mais “corajosos” ou simplesmente apreciadores de um bom thriller a rondar o “terror”, a proposta é o recém-estreado “Nope”, de Jordan Peele, com interpretações de Daniel Kaluuya, Keke Palmer e Steven Yeun, entre outros. Para ver o filme basta ir ao Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. A sessão está marcada para as 21h45 e amanhã repete-se, à mesma hora.
São pouco mais de duas horas intensas. A sinopse descreve assim “Nope”: “O que é um mau milagre? O vencedor de um Óscar® Jordan Peele causou disrupção e redefiniu o género do terror moderno com ‘Foge’ e ‘Nós’. Agora, Peele reimagina o filme de verão com um novo pesadelo pop: o épico expansivo de terror ‘Nope’. O filme volta a reunir Peele e o vencedor de um Óscar® Daniel Kaluuya (‘Foge’), juntando Keke Palmer (‘Ousadas e Golpistas’) e Steven Yeun (‘Minari’), no papel de residentes de uma localidade solitária no interior da Califórnia, que testemunham uma espantosa e arrepiante descoberta”.
Mas hoje há também para ver filmes premiados do Festival de Cans. É no Valadares, Teatro Municipal de Caminha e começa também às 21h45. A iniciativa é da Locus Cinemae, com o apoio da Câmara Municipal. Serão exibidos “18 Cans, maioría de idade”, de Isaura Docampo (ano 2022, duração 22 min.). Trata-se de um documentário sobre a edição anterior do Festival de Cans, com todas as singularidades deste evento galego, que resistiu com dignidade os dois anos de pandemia. Com a presença de Alfonso Pato, diretor do Festival de Cans.
A seguir passa “Sycorax”, de Matías Piñeiro e Lois Patiño (ano 2021, duração 20 minutos). Venceu o Prémio de Melhor Realização e Prémio RC de Melhor Fotografia para Mauro Herce no último Festival de Cans. Com a presença de Beli Martínez, produtora do filme.
A noite termina com “Rompente”, de Eloy Domínguez (ano 2022, duração: 25 minutos). Este é o Grande Prémio do Jurado no Festival de Cans 2022. Uma das “curtas” com melhores críticas do ano, vencedora igualmente do prémio do jurado no Festival de Málaga de Cinema.
A manhã de sábado pode ser aproveitada para levar para casa sabores genuínos e produtos locais, porque, a partir das 9h00, “abre” o Feirão de Tradições – “Os Sabores do Campo”, na Praça da República, em Vila Praia de Âncora.
A noite de sábado também tem o foco em Vila Praia de Âncora, com o encerramento do Festival Vilas People, que terá em palco Noble, autor de sucessos como Honey ou Beautiful. O espetáculo está marcado para as 22h00, na Praça da República.
Vilas People é um festival de música criado no primeiro ano da pandemia, que se realiza nas duas vilas do concelho (Caminha e Vila Praia de Âncora). Esta é a terceira edição e começou com Rita Guerra, seguindo-se Sara Correia, a Orquestra Filarmónica de Braga, Tiago Garrinhas - artista com raízes na vila e que acabou por dar um segundo concerto. O maestro e pianista Rui Massena, autor de algumas das composições mais bonitas escritas nos últimos tempos, foi outro dos protagonistas do Vilas People e Noble encerra a edição 2022.
O fim de semana traz ainda romarias e festas populares em algumas freguesias, como Seixas, com mais uma edição da Festa das Solhas; a Senhora da Peneda (Vilar de Mouros) e a Senhora dos Remédios (Orbacém).