Três espetáculos para ver em setembro e outubro -o KAAMinho chega a Caminha pelas mãos da Krisálida

09 Setembro 2022

A companhia de teatro Krisálida traz ao concelho de Caminha um conjunto de espetáculos através de um programa de acolhimento artístico entre os meses de setembro e outubro de 2022, em colaboração com o Município de Caminha, o KAAMINHO – Krisálida Acolhe no Alto Minho.
O KAAMINHO, como afirma a diretora artística da companhia, Carla Magalhães, “é um programa que vem trazer a possibilidade da comunidade contactar o máximo possível com propostas artísticas diversificadas, pois acreditamos que é (também) do acesso a esta diversidade que resultam públicos mais esclarecidos e inicia em setembro como início da nova temporada teatral, a par com o regresso ao trabalho e às escolas”.
No final de cada espetáculo, é, ainda, proposta uma conversa informal, à qual o público é convidado a juntar-se, com a equipa artística da companhia acolhida, com o intuito de alargar conhecimentos sobre o percurso das estruturas, as suas linhas de trabalho, os desafios que enfrentam, as suas aspirações e o retorno que têm, numa partilha transversal.
O principal objetivo da companhia profissional de teatro Krisálida é, segundo a sua diretora artística, “promover uma ampla partilha cultural, questionando formas de ver, pensar e fazer teatro”.
Os acolhimentos acontecem no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, que receberá, no dia 17 de setembro, às 21h30, a Companhia Art’Imagem com o espetáculo Desumanização, um espetáculo que surge a partir da obra “A Desumanização” de Valter Hugo Mãe e no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, que receberá, no dia 24 de setembro, às 21h30, a Companhia ASTA – Teatro e Outras Artes, com o espetáculo Máquina de Encarnar, um espetáculo que explora o paradoxo e a violência das relações entre os seres humanos e, no dia 8 de outubro, também em Vila Praia, pelas 21h30, a Companhia Teatro das Beiras apresenta a comédia CORPSING de Peter Barnes.
O programa de acolhimento artístico KAAMINHO vem, por outro lado, “abrir caminho” para uma outra atividade de programação desta companhia teatral: a MALUGA – Festa da Marioneta Luso Galaica, que em 2022 realiza a sua VIII edição. Este evento, que acontece anualmente em dezembro, prevê o acolhimento de um conjunto de companhias, nacionais e internacionais, porém cujas linguagens artísticas se encontram ligadas às marionetas e formas animadas, cujo programa será divulgado até final deste mês de setembro.
“É da vontade da Krisálida que o percurso de todos os envolvidos – público e artistas – conflua num lugar comum: o teatro. E que todos os caminhos desaguem em Caminha!”, conclui Carla Magalhães.
Os bilhetes já se encontram à venda nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora e têm um custo de 5€, existindo um desconto de 20% para a aquisição de 4 ou mais bilhetes, ficando, assim, cada bilhete a 4€.
A Krisálida é uma companhia profissional de teatro com sede em Caminha, Viana do Castelo, criada em outubro de 2014, que tem como missão a criação e apresentação de espetáculos de teatro, maioritariamente originais, que resultam de uma investigação profunda de assuntos que nos parecem importantes e pertinentes e que nos movem como cidadãos e artistas, de forma a despoletar o pensamento crítico e o debate de problemáticas sociais.
Por outro lado, com o objetivo de captar e formar novos públicos, a Krisálida abre-se à comunidade, levando a todas as camadas da população atividades culturais e artísticas que elevem os seus padrões de exigência estética e crítica, suscitando, através da dinâmica produzida entre espetáculos e iniciativas paralelas, novos hábitos e necessidades culturais, capacidade de receção, sentido crítico e interesse pelo teatro do público em geral e do público jovem em particular.
Assenta o seu trabalho em 4 eixos que intitula: KRISÁLIDA KRIA, KRISÁLIDA EDUKA, KRISÁLIDA AKOLHE e KRISÁLIDA CIRKULA.