Parque Infantil e Fitness de Argela será lugar de encontro de gerações

cmcaminha_8822
cmcaminha_4221
10 Setembro 2022

Câmara aceitou o desafio de investir na freguesia e mudar o seu velho “estatuto” de lugar de passagem

A freguesia de Argela tem, a partir de hoje, um espaço de lazer muito especial para crianças e adultos. O Parque Infantil e Fitness de Argela foi hoje inaugurado e pretende ser um “lugar de encontro de gerações”. A obra é uma da Junta de Freguesia e foi por ela executada, com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Caminha.
O desejo era antigo, com mais de 15 anos, como recordou a presidente da Junta de Freguesia, Sandra Ranhada. A freguesia, explicou, tinha a ambição de construir um espaço de lazer para os mais novos, com qualidade, que fosse além do que classificou como um “puzzle” feito com peças velhas, oriundas de outros parques desativados no concelho.
Sandra Ranhada refutou críticas, reconhecendo que, não sendo Argela uma freguesia densamente povoada ou com muitas crianças, as que existem têm, como qualquer outra criança, o direito a um parque infantil, à semelhança de freguesias maiores.
Na verdade, o Parque Infantil e Fitness hoje inaugurado é bem mais do que um espaço para crianças. Mesmo ao lado dos equipamentos para os mais novos, há mais um espaço contíguo, apetrechado com aparelhos de fitness para adultos, de todas as idades. O convívio visual entre os espaços, que também são “vizinhos” de um espaço para merendas, proporciona as condições ideais para que tudo se transforme num lugar de encontro de gerações. O projetado investimento no antigo edifício do Centro Cultural, também contíguo, trará ainda mais atratividade ao complexo.
O Presidente da Câmara, Miguel Alves, salientou o poder de atração deste tipo de espaços, quer para a freguesia quer para visitantes, até porque os equipamentos, cujo investimento foi de cerca de 28 mil euros, localizam-se junto à artéria principal da freguesia, nas imediações da própria Junta e do antigo Centro Cultural, como referimos.
Miguel Alves sublinhou a intenção de fazer de Argela muito mais do que um local de passagem, daí este investimento, a que se somam outros bem vultuosos, como o que aconteceu com as redes de abastecimento de água e saneamento, implementação, com a Junta e com os argelenses, dos nomes nas ruas e números de polícia. Em breve entrará em funcionamento uma Incubadora Verde, enquanto estão a ser ultimados outros grandes projetos, relacionadas com a indústria e com o emprego.
O Presidente da Câmara, tal como tinha defendido Sandra Ranhada, defendeu que todas as crianças têm os mesmos direitos, e o direito à brincadeira, num parque adequado e seguro, é um deles. Como recordou, este é o quinto parque infantil construído de raiz no concelho desde que é Presidente. Vem juntar-se aos de Seixas, Gondar e Orbacém, Vilar de Mouros e Riba de Âncora, isto para além das múltiplas beneficiações noutros espaços semelhantes.
“Acreditamos no futuro” disse Miguel Alves, referindo que o não investimento em freguesias menos povoadas ou, como neste caso, com menos crianças que outras, significa abandono e convite ao abandono. “Em 2013 aceitamos um desafio: fazer com que Argela deixe de ser um local de passagem”, mas tenha atratividade própria e condições como qualquer outra”.
Miguel Alves lembrou que a diminuição da população e do número de nascimentos é uma realidade e não apenas em Portugal, mas Caminha está a trabalhar para inverter esta tendência. Revelou os indicadores positivos que a aproximação do novo ano letivo trouxe: um aumento do número de crianças inscritas no primeiro ciclo e jardins infantis, neste momento quase mais uma centena, tendo como referência o último ano letivo. Este é um número ainda em evolução e deve-se a novas famílias que procuram o concelho de Caminha, aqui instaladas, ou até de concelhos vizinhos, mas que optam por inscrever as suas crianças nos nossos estabelecimentos de ensino.