Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Mais de mil figurantes e cerca de duas dezenas de carros alegóricos no Cortejo Etnográfico das Festas de Nossa Senhora da Bonança

 Mais de mil figurantes e cerca de duas dezenas de carros alegóricos no Cortejo Etnográfico das F...
cmcaminha_4533
cmcaminha_4539
cmcaminha_4610
cmcaminha_4632
cmcaminha_4689
cmcaminha_4738
cmcaminha_4831
cmcaminha_4839
cmcaminha_4846
cmcaminha_5069
11 Setembro 2022

Apelo à participação correspondido por todo o concelho no que foi o maior desfile de sempre

Cerca de duas dezenas de carros alegóricos e mais de mil figurantes e músicos desfilaram ontem pelas ruas de Vila Praia de Âncora, integrando o tradicional Cortejo Etnográfico das Festas em honra de Nossa Senhora da Bonança. O tema foi “Sons e Cores do Mar à Serra” e o cortejo contou, pela primeira vez, com a participação da grande maioria das freguesias do concelho de Caminha, envolvendo não apenas o Vale do Âncora, como era já habitual, mas também o Vale do Minho, além de outras instituições e das três freguesias vizinhas do concelho de Viana do Castelo.
Com organização da Comissão de Festas e colaboração da Câmara Municipal de Caminha, este ano houve uma ambição ainda maior e foi lançado um apelo à participação de todo o concelho, que seria correspondido da melhor forma. Pelas ruas da Vila desfilou efetivamente o maior Cortejo Etnográfico de sempre, acompanhado e apoiado pela população e por muitos visitantes, que se organizaram ao longo do trajeto, desde as ruas 5 de Outubro, 31 de Janeiro. Avenida Dr. Ramos Pereira e Campo do Castelo.
A abrir o desfile, como é habitual, esteve a recriação da chegada da Senhora da Ínsua. Houve o desfile do traje tradicional das freguesias e muitos temas da vida quotidiana, e da história do território, como o ciclo do pão, S. Pedro de Varais, o trabalho da lã, a moagem e os moinhos de vento, o convívio da matança do porco, o vinho, o linho, a tecelagem dos trajes, a desfolhada, jogos tradicionais, fonte dos namorados, os fogueteiros, os doceiros, os solheiros de Lanhelas, os pescadores, a feira tradicional, os cantares tradicionais, as concertinas, a pesca no Rio Minho com o “carocho”, a ida à feira, a arte do vime, o desmalhar e a venda da sardinha.
Cerca de duas dezenas de carros alegóricos integraram este Cortejo Etnográfico das Festas em honra de Nossa Senhora da Bonança, contando também com a colaboração da Viana Festas, que cedeu algumas viaturas.