Unidade Móvel está a percorrer as freguesias para apoiar vacinação Gripe/Covid-19

23 Setembro 2022

A vacinação da população mais idosa contra a Covid-19 e Gripe já está a decorrer no concelho de Caminha. Vile e Argela foram as primeiras freguesias abrangidas, seguindo-se, durante o dia de hoje, a União de Freguesias que envolve as três Argas (de Baixo, de Cima e de São João) e a Freguesia de Dem. Ontem também começou a ser administrada a vacinação em Vila Praia de Âncora.
A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Caminha em colaboração com a Câmara Municipal de Caminha, está a mobilizar esforços para garantir vacinação Gripe/Covid-19 outono-inverno 2022/23. A Unidade Móvel está a deslocar-se a quase todas as freguesias do concelho com exceção de Caminha e Vila Praia de Âncora. Nestes casos, a vacinação decorrerá na Unidade de Saúde de Caminha e na Unidade de Saúde Familiar Vale do Âncora. Nesta fase, como referimos, são vacinadas as pessoas com 80 e mais anos no concelho de Caminha, com o objetivo “melhorar a proteção da população mais vulnerável”.
Recorde-se que está em curso, a nível nacional, uma nova campanha de vacinação com vacinas de segunda geração adaptadas à variante Ómicron da Covid-19 e que pretende imunizar até dezembro cerca de três milhões de pessoas.
Nesta campanha, são elegíveis para serem vacinadas as pessoas com 60 ou mais anos de idade, os residentes e profissionais dos lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados, as pessoas a partir dos 12 anos com doenças de risco, as grávidas com 18 ou mais anos e doenças definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e os profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.