Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Sérgio Godinho e o 'Coro das Velhas' proporcionaram uma noite musical memorável

Sérgio Godinho e o "Coro das Velhas" proporcionaram uma noite musical memorável
sergiogodinhocoro11022__1
sergiogodinhocoro11022__20
sergiogodinhocoro11022__24
sergiogodinhocoro11022__39
sergiogodinhocoro11022__56
sergiogodinhocoro11022__57
02 Outubro 2022

Dia Mundial da Música comemorado com um projeto inclusivo que envolveu todo o concelho

O Dia Mundial da Música foi comemorado sábado, em Caminha, com um espetáculo memorável, resultante de um trabalho que juntou o cantautor Sérgio Godinho e o "Coro das Velhas" em palco. Integrado no projeto “Cultura para Todos”, numa iniciativa da Câmara Municipal, cerca de uma centena de caminhenses de todas as freguesias constituíram-se em “Coro”, ensaiaram durante muito tempo e o resultado foi um concerto emocionante. Uma noite que ninguém vai esquecer: estão todos de parabéns, músicos, Academia de Música Fernandes Fão, todos os que, fora do palco, tornaram possível o evento, e, claro, a nossa gente, o nosso magnífico “Coro das Velhas”.
O projeto “Cultura para Todos” tem o foco na inclusão e a pandemia permitiu à Câmara Municipal de Caminha encontrar financiamento para realizar um sonho: envolver a comunidade, todas as freguesias, pessoas de idade mais avançada, enfim, alguns dos que seriam os mais improváveis para subir a um palco e juntar a sua voz à de um músico profissional, neste caso Sérgio Godinho, desafiado para o que foi também para ele uma iniciativa inédita.
A fase seguinte foi captar nas freguesias do concelho de Caminha pessoas que se dispusessem a integrar um “Coro das Velhas”, designação inspirada não apenas na população que se pretendia abranger, mas essencialmente na própria canção de Sérgio Godinho, uma canção que afinal, fala de Caminha: “Vamos cantar o coro das velhas! / Ia eu pelo concelho de Caminha /Quando vi sentada ao sol uma velhinha /Curioso, uma conversa entabulei...”
Com o apoio das Juntas de Freguesia, de párocos e instituições foi possível juntar cerca de uma centena de pessoas, algumas de idade bastante avançada, estimular e envolver todos num grande projeto. Coube à Academia de Música Fernandes Fão assumir a parte musical, trabalhar com o grupo, afinar vozes, ensaiar, motivar e conviver muitos dias ao serão. O objetivo era a concretização de um projeto musical, de relevância artística, cultural e comunitária, que pretendia capacitar um público alvo a constituir um Coro musical que trabalhasse as músicas do cantor Sérgio Godinho, a apresentar num concerto final em conjunto com o músico.
O objetivo foi concretizado sábado, com o Pavilhão Municipal de Caminha Fernando Lima cheio de gente e de entusiasmo, juntando-se muitas vezes ao magnífico “Coro das Velhas” para acompanhar Sérgio Godinho e aos seus músicos.