“Andainas” de outono apresentadas hoje em Caminha

3m1a9061
3m1a9097
3m1a9138
3m1a9173
3m1a9106
04 Outubro 2022

O ano de 2022 foi o tempo de retomar um projeto que une as duas margens do rio Minho: as “Andainas”/Caminhadas regressaram em abril, depois da interrupção ditada pela pandemia. Foram quatro as propostas da edição primavera / verão e agora há mais quatro, preparadas para o outono, e que começam já no sábado, dia 8 de setembro. As inscrições estão abertas e os quatro percursos foram apresentados hoje de manhã, pelos presidentes das câmaras de A Guarda e Caminha, em sessão na biblioteca Municipal de Caminha.
Duas das propostas desenvolvem-se no território do Alto Minho e outras duas na Galiza. António Lomba, Presidente da Câmara de A Guarda e Rui Lages, Presidente da Câmara de Caminha, fizeram um balanço muito positivo desta saudável iniciativa, que é sobretudo sinónimo de uma relação de boa vizinhança e proximidade entre ambas as câmaras e povos das duas margens do rio Minho.
Rui Lages apelou à participação, sublinhando que esta prática saudável é ao mesmo tempo uma forma de divulgar o território, o património natural e edificado, costumes, gastronomia, tradições e incentivar a própria economia local.
Na mesma linha, António Lomba, ele próprio entusiasta destas caminhadas e praticante assíduo, destacou a alegria e as relações de amizade que também se estabelecem entre as pessoas que participam.
As “Andainas” são uma iniciativa conjunta dos municípios de A Guarda e Caminha, de inventivo à união e intercâmbio entre os povos das duas margens do rio Minho, e de promoção da riqueza histórica, cultural, paisagística, ambiental, económica, etnográfica e humana da Galiza e do Alto Minho.
As Andainas de outono incluem quatro percursos, a realizar entre 8 de outubro e 5 de novembro, que passam por A Lama e Covelo, em Pontevedra, Vale do rio Âncora e Litoral Norte entre Viana do Castelo e Caminha.
O custo de inscrição é de 10 euros por participante, e inclui transporte e seguro.
Os interessados podem inscrever-se através do link Andainas Outono 2022 - Google Forms.
Ficha de Inscrição (google.com)

Para mais esclarecimentos podem contactar através do mail ambiente@cm-caminha.pt, ou dos tel. 258 721 708 e 914 476 461.

QUATRO ANDAINAS / CAMINHADAS

8 de outubro
Ruta ao Portalén: a porta do máis Aló (A Lama) – Pontevedra
Esta rota desenvolve-se pela serra do Cando, a “montanha mágica do Seixo”. A serra conta com múltiplos recursos de elevado valor ecológico e imaterial, numa fusão entre a natureza e lendas que vai surpreender os participantes.
O acesso faz-se através de um trilho florestal até à “Porta do Alén”.
Nesta zona também encontraremos o “wind frame” ou a capela de Santa Mariña, e caminhando ao longo do trilho, chegaremos a um belo miradouro que, dependendo do dia, poderá permitir observar os três estuários (Vigo, Pontevedra e Arousa).
Este é um percurso bastante completo, de dificuldade média-alta, com bastante desnível, mas que vai satisfazer a curiosidade dos caminhantes.
Distância: 11,7 km
Tipo: Rota linear
Grau de dificuldade: médio-alto
Desnível: 262 metros positivos
Duração: 5 horas
Ponto de partida: A Barcia (A Lama)
Âmbito do percurso: paisagem / imaterial

22 de outubro
Trilho do Rio Âncora – Caminha
Com início em de São Lourenço da Montaria, aldeia situada na base do maciço rochoso da Serra d'Arga, no concelho de Viana do Castelo, o percurso percorrerá o vale do rio Âncora, até à freguesia de Riba de Âncora, no concelho de Caminha.
Por entre ribeiras, cascatas, moinhos de água e pontes, será possível apreciar áreas do Sítio de Interesse Comunitário “Serra de Arga”, que incluem habitats naturais e seminaturais, com espécies da fauna e da flora de conservação prioritária, bem como conhecer o valioso património cultural de núcleos rurais típicos do Vale do Âncora, como Amonde, Orbacém e Gondar.
Tipo de percurso: pequena rota, linear
Âmbito do percurso: ecológico / paisagístico
Ponto de partida: São Lourenço da Montaria (Serra d'arga) - Viana do Castelo
Ponto de chegada: Riba de Âncora - Caminha
Distância percorrida: 15 km
Duração do percurso: 5,5 h
Grau de dificuldade: médio / moderado

5 de novembro – Ruta dos Carranos – Covelo – Pontevedra
Rota que se desenvolve entre o rio e os bosques, de alto valor ecológico. O percurso serpenteia os bosues bem conservados, com árvores de espécies autóctones das ribeiras do río Tea.
A rota parte da Praia de Maceira e começa pelo “serradoiro dos Carranos”, um dos dois melhor preservados da Galiza. Continua por entre árvores e outra vegetação, num trajeto que nos levará até Fofe, uma vila conhecida pelo seu património, designadamente uma ponte de pedra com valor arquitetónico incalculável.
Trata-se de um percurso curto mas de dificuldade média, devido ao facto de ter alguns desníveis.
Distancia: 7,2 km
Tipo: Ruta circular
Grau de dificulade: medio-alto
Desnível: 253 metros positivos
Duração: 3h30
Ponto de partida: Camping de Maceira
Âmbito: ecológico / etnográfico

19 de novembro – Trilho do Litoral Norte – Viana do Castelo / Caminha
Pela orla costeira, desde Viana do Castelo até Vila Praia de Âncora, os participantes percorrerão a Ecovia do Litoral Norte, com praias, geossítios, campos agrícolas, Fortes e moinhos de vento.
Permitirá conhecer alguns dos monumentos naturais do Geoparque do Litoral de Viana do Castelo, subir ao alto da colina de Montedor, para apreciar o seu farol, ou contemplar o Oceano Atlântico no Forte do Cão, em Âncora, serão algumas das experiências que ficarão na memória.
Tipo de percurso: pequena rota, linear
Âmbito do percurso: ecológico / paisagístico