Candidatura permite renovar frota da Câmara com elétricos amigos do ambiente

20221031_114539
20221031_115116
31 Outubro 2022

Os primeiros quatro veículos já chegaram e serão alocados aos serviços municipais e apoio à comunidade

Os primeiros quatro veículos elétricos que passam a integrar a frota automóvel da Câmara Municipal de Caminha foram hoje entregues. Trata-se de três ligeiros e um furgão, contratados no regime de locação operacional, que foi possível graças às cinco candidaturas que o Município conseguiu aprovar. O investimento total ronda os 123 mil euros. No início de 2023 deverá chegar mais um elétrico, um monovolume de nove lugares, que faz parte deste primeiro conjunto de novos veículos amigos do ambiente, que serão utilizados pelos serviços municipais e apoio à comunidade.
A frota automóvel da Câmara Municipal encontra-se bastante envelhecida e as possibilidades identificadas em termos de Fundo Ambiental abriram a hipótese de uma renovação nas melhores condições, não apenas pelo financiamento, mas também porque este é um importante passo em matéria de ambiente, como referiu hoje de manhã o Presidente da Câmara, Rui Lages.
A Câmara Municipal começou a trabalhar nesta área há bastante tempo, definindo e implementando um plano de dotação do concelho com cerca de duas dezenas de Postos de Carregamento Elétrico (PCE), que está em curso. Os PCE estão a ser distribuídos por Caminha, Vila Praia de Âncora, Moledo e Âncora. No futuro poderá ainda haver mais postos. Os números fazem parte da planificação definida pela Câmara Municipal de Caminha e formalizada através de protocolos aprovados com diversos operadores privados.
“É determinante assegurar as melhores condições ambientais, facilitando o acesso a postos de carregamento para os nossos munícipes, mas também para quem nos visita. Ao mesmo tempo, tínhamos consciência de que a Câmara Municipal precisava de renovar a sua frota e a opção tinha de ser amiga do ambiente. É a nossa obrigação, temos de fazer a opção com responsabilidade e foi o que, também aqui, aconteceu,”, explica Rui Lages”.
“A abertura de candidaturas ao Fundo Ambiental, para veículos elétricos, foi a janela de oportunidade, que aproveitamos. Como sempre estamos atentos às possibilidades que as candidaturas nos oferecem e tivemos sucesso, conseguindo ver aprovadas cinco candidaturas”, continuou Rui Lages.
“Caminha é um concelho que se distingue pelo ambiente de excelência. É um tesouro que temos de preservar e de continuar a defender em toda a linha. Ainda há dias recebemos a notícia de que somos um dos três melhores municípios para viver, a nível nacional, considerando vários critérios, mas sobretudo o ambiental. Falo do estudo realizado pelo INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental. Ficamos muito honrados e assumimos a nossa quota parte, com responsabilidade e respostas adequadas. Os elétricos são uma dessas respostas”, sublinha o Presidente da Câmara.
A iniciativa em causa, que nos traz os novos veículos, é o “Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública (PAMEAP)”. Os veículos foram contratados no regime de locação operacional pelo prazo de cinco anos. O Fundo Ambiental financia 50% da despesa (incluindo IVA) com as rendas dos veículos adquiridos, em regime de locação operacional e financeira, durante um período de 48 meses.
O valor do investimento é de € 99.994,56 (noventa e nove mil novecentos e noventa e quatro euros e cinquenta e seis cêntimos), acrescidos de IVA à taxa legal em vigor de 23%. Ao serviço do Município está, a partir de agora, um furgão / comercial) e três ligeiros, devendo o monovolume, de nove lugares, ser entregue no início de fevereiro de 2023.