Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Bombeiros de Vila Praia de Âncora querem comemorar centenário no Cineteatro renovado

Bombeiros de Vila Praia de Âncora querem comemorar centenário no Cineteatro renovado
Entrega das Medalhas de Dedicacao e Assiduidade - bombeiros VPA 1
Entrega das Medalhas de Dedicacao e Assiduidade - bombeiros VPA 7
Entrega das Medalhas de Dedicacao e Assiduidade - bombeiros VPA 6
06 Janeiro 2014
Na cerimónia de Entrega de Medalhas ao corpo ativo dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, que decorreu ontem, dia 5, ficou expressa, por parte da direção, a vontade de comemorar o centenário do corpo ativo, em 2017, no renovado cineteatro

Na cerimónia de Entrega de Medalhas ao corpo ativo dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, que decorreu ontem, dia 5, ficou expressa, por parte da direção, a vontade de comemorar o centenário do corpo ativo, em 2017, no renovado cineteatro, por agora, em obras. Foram entregues as medalhas de dedicação e assiduidade aos membros da corporação, assim como diplomas de agradecimento a instituições e pessoas que trabalham em prol dos bombeiros. O presidente da Câmara Municipal entregou ainda, em nome do Município, os diplomas de agradecimento aos soldados da paz, pelos serviços prestados.

\r\n

Os bombeiros voluntários de Vila Praia de Âncora foram, ontem, homenageados numa cerimónia que contou, entre outros, com a presença de Miguel Alves, presidente do Município Caminhense, do vice-presidente da Câmara Municipal, Guilherme Lagido, do presidente da Assembleia Municipal de Caminha, Luís Mourão, dos Deputados Jorge Fão e Eduardo Teixeira, do Provedor da Liga dos Bombeiros Portugueses, Fernando Vilaça, do representante da Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários, Armando Sousa, do representante da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Luís Matias, do Capitão do Porto de Caminha, Comandante Gonzalez dos Paços e ainda de Francisco Sampaio.

\r\n

Agostinho Gomes, presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora procedeu à apresentação da cerimónia e começou por revelar um anseio: comemorar o centenário da corporação no cineteatro dos bombeiros. Agostinho Gomes relembrou o papel do voluntariado no país afirmando que o corpo ativo “nunca precisou tanto de sócios como agora” e deixou um apelo de ajuda a todos no “desafio” que é a gestão da corporação, sobretudo ao nível de meios e financiamento. “Temos esperança de que vamos ultrapassar este momento difícil, disse”.

\r\n

Após o início da cerimónia procedeu-se à entrega das medalhas de dedicação e assiduidade nos graus ouro, prata e cobre, assim como à entrega dos diplomas de agradecimento.

\r\n

De seguida, o Provedor da Liga dos Bombeiros Portugueses salientou a importância do voluntariado e falou de “um triângulo” fundamental para o funcionamento dos bombeiros voluntários: Estado, autarquias e sociedade civil. “O financiamento deve ser tripartido e este triângulo tem de funcionar”, disse. Fernando Vilaça lembrou o Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT) e o novo quadro de apoio comunitário 2014-2020 e deixou a mensagem: “Força porque vamos vencer esta crise”.

\r\n

Também Laurinda Araújo usou da palavra. “Apesar das dificuldades, sempre conseguimos prestar o socorro. Estamos sempre prontos para agir. Tudo fazemos para manter os meios operacionais”, afirmou a presidente da direção dos bombeiros de Vila Praia de Âncora. Laurinda Araújo disse ainda que o esforço passa por “louvar a nobre causa: vida por vida” e acrescentou que com o empenho de todos a associação será “capaz de construir um serviço sólido”. A presidente deixou ainda uma palavra de apreço a todas as mulheres que fazem parte da vida dos bombeiros, pelo “ato de os deixar partir em corrida desenfreada ao toque da sirene. São bombeiras sem farda”, rematou.

\r\n

“Eu gostava que todos tratassem o corpo dos bombeiros como essencial, corajoso, livre”, disse Miguel Alves. O presidente da Câmara Municipal de Caminha agradeceu “às mulheres e homens” que fazem parte do corpo ativo dos bombeiros de Vila Praia de Âncora e sublinhou que o Município está ao seu lado. “Muitas vezes só nos lembramos de vocês quando a desgraça nos bate à porta, quando a nossa casa arde, ou quando um familiar sofre um acidente rodoviário. Nas alturas de parcimónia temos tendência para vos esquecer. Não é justo. Mas o modo como sofrem algumas injustiças não vos torna mais pequenos, torna-vos maiores”, afirmou.

\r\n

Em relação às dificuldades que a associação encontra, o presidente do município pediu “alguma paciência”. “Ao longo dos próximos três anos vamos todos preparar o caminho para comemorar o centenário com firmeza, certezas de sustentabilidade, desafogo e racionalidade no cineteatro renovado”. Assim, Miguel Alves disse que as “decisões vão ser tomadas” e adiantou que está a ser preparada uma solução que conjuga o trabalho do município com as necessidades dos bombeiros, em prol da sociedade. Além disso, Miguel Alves anunciou que acompanhará os bombeiros, numa das noites, para com eles cantar as janeiras, em Vila Praia de Âncora. “As medalhas entregues são o reconhecimento de que vocês fazem parte da nossa vida. Obrigado aos bombeiros”, rematou.

\r\n

Por fim, Armando Sousa, representante da Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários, trouxe uma oferta para os bombeiros de Vila Praia de Âncora: duas bicicletas para proceder ao patrulhamento das praias no verão.

\r\n

A cerimónia culminou com uma visita às instalações do cineteatro, que se encontra em obras.