Inscrições ainda abertas para o “Trilho do Litoral Norte” – Andainas 2022

3m1a9173_1_1024_2500
18 Novembro 2022

Previsões meteorológicas para amanhã são favoráveis ao cumprimento de um percurso de extraordinária beleza

O percurso Trilho do Litoral Norte, entre Viana do Castelo e Caminha, incluído no Projeto “Andainas 2022”, tem lugar amanhã e ainda estão abertas as inscrições. Esta é uma iniciativa conjunta dos municípios de Caminha e A Guarda. Duas das propostas desenvolvem-se no território do Alto Minho e outras duas na Galiza. Para amanhã há várias dezenas de inscritos, prontos para percorrer um trajeto lindíssimo e as previsões meteorológicas fazem acreditar que o passeio terá todas as condições para acontecer. Inscrições em: https://docs.google.com/forms/d/1Xxh2wBTSZnjGpjztLCVWFLgL8j3e05BKZKgnMYb5XlQ/viewform?edit_requested=true

O percurso Trilho do Litoral Norte, que se realizará amanhã, inicia-se em Viana do Castelo (Praia Norte) e terminará na Praia de Forte do Cão, em Âncora. Pela orla costeira, desde Viana do Castelo até Vila Praia de Âncora, os participantes percorrerão a Ecovia do Litoral Norte, com praias, geossítios, campos agrícolas, fortes e moinhos de vento.

Permitirá conhecer alguns dos monumentos naturais do Geoparque do Litoral de Viana do Castelo, subir ao alto da colina de Montedor, para apreciar o seu farol, ou contemplar o Oceano Atlântico no Forte do Cão, em Âncora.
Este é um tipo de percurso de pequena rota, linear; de âmbito ecológico / paisagístico. Tem, como referimos, como ponto de partida o concelho de Viana do Castelo e como ponto de chegada a freguesia de Âncora, no concelho de Caminha. O percurso abrange uma distância a percorrer de 15 quilómetros e a duração estimada é sensivelmente de cinco horas. O grau de dificuldade é classificado como fácil.
Como referimos, os participantes deverão comparecer no parque de estacionamento do ferryboat, em Caminha, às 08h15. O autocarro transportará os participantes até à Praia Norte, em Viana do Castelo, local onde se iniciará o percurso. No final, o autocarro regressará a Caminha com os participantes. A chegada a Caminha está prevista para as 16h00.
Cada pessoa deverá levar alimentação e água suficiente para todo o percurso, roupa e calçado adequado.
O custo de inscrição em cada percurso das Andainas é de 10 euros por participante, e inclui transporte e seguro. Poderá fazer a inscrição através do preenchimento da ficha de inscrição disponível no link Andainas Outono 2022 https://docs.google.com/forms/d/1Xxh2wBTSZnjGpjztLCVWFLgL8j3e05BKZKgnMYb5XlQ/viewform?edit_requested=true

Para qualquer esclarecimento adicional, agradece-se que contacte através do tel. 258 721 708 ou 914 476 461.