“Dê Troco a Quem Precisa” nas farmácias aderentes do distrito de 12 a 21 de dezembro

12 Dezembro 2022

A campanha solidária de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pela Associação Dignitude, arranca hoje nas farmácias aderentes do distrito de Viana do Castelo e termina no próximo dia 21 de dezembro.
A iniciativa convida os portugueses a doarem o troco das compras realizadas nas farmácias. O montante angariado pela ação será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos prescritos para famílias carenciadas abrangidas pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento.
«As famílias a vivenciar situações de vulnerabilidade socioeconómica ficam impedidas de aceder aos medicamentos que lhes são prescritos, o que concorre para que o seu estado de saúde se agrave. Para contrariar esta realidade, o Município de Caminha, desde janeiro de 2019, assume-se como uma entidade referenciadora, contribuindo assim para que as famílias do concelho de Caminha em situação de carência possam dispor de todos os medicamentos prescritos de que necessitam. Junte-se à campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”, entregando o seu donativo/o seu troco numa farmácia aderente e, assim, estará a colaborar para seja possível garantir aos que mais precisam o acesso ao medicamento.», convida Sandra Fernandes, Vereadora da Coesão, Emergência e Inovação Social da Câmara Municipal de Caminha.
“Em janeiro de 2019, o Município de Caminha passou a dispor do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, garantindo assim aos munícipes que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconómica o acesso, de forma digna e durante um ano, a todos os medicamentos prescritos de que necessitam. Desta forma, foi possível melhorar a qualidade de vida dos beneficiários, pelo que se apela à participação de todas as pessoas na campanha, doando o «seu troco» a favor do fundo solidário, o qual será convertido em apoios aos beneficiários do Programa.”

«As Farmácias aderentes do distrito de Viana do Castelo orgulham-se de fazer parte da Campanha de Natal Dê Troco a Quem Precisa. Esta iniciativa solidária convida os portugueses a doarem o troco das suas compras nas Farmácias ao Fundo Solidário abem: para garantir o acesso ao medicamento a quem mais precisa. Apelamos à solidariedade da população para fazermos deste um Natal com mais saúde.», convida Paulo Ferreira da Farmácia Moderna.
Atualmente, a rede abem: conta com duas entidades referenciadoras no distrito de Viana do Castelo:
Município de Caminha Caminha
Município de Melgaço Melgaço

No distrito de Viana do Castelo já apoiámos 233 beneficiários a aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos. Neste distrito, existe uma rede de 13 Farmácias abem: e já foram dispensadas 12.733 embalagens de medicamentos no âmbito do Programa.
É também possível apoiar esta iniciativa a qualquer momento, através de:
- Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7
- MB WAY: 932 440 068
Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org, para que lhes seja enviado o recibo de donativo.
Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.
Farmácias Dê Troco a Quem Precisa

Farmácia Brito Ponte de Lima
Farmácia Moderna Caminha
Farmácia Nova de Cerveira Vila Nova de Cerveira
Farmácia São Domingos Viana do Castelo

Sobre a Associação Dignitude:
A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude.
São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Foram Associados Fundadores da Dignitude: António Arnaut; António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira; Odette Santos Ferreira.

Sobre o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento
O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, suportando, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.
O abem: está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas. Assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao Programa pelas entidades locais, que vão desde Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem: bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de angariação de fundos.