Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Presidente vai propor ao executivo a adjudicação de três obras importantes para o desenvolvimento do concelho

Presidente vai propor ao executivo a adjudicação de três obras importantes para o desenvolvimento...
07 Janeiro 2014
O presidente da câmara vai propor amanhã, dia 8, ao executivo a ratificação da adjudicação de três empreitadas importantes para o desenvolvimento do concelho orçadas em cerca de 2 milhões de euros: a nova Biblioteca Municipal de Caminha, a requalificação do Santuário de São João de Arga e a construção da Ecovia - Caminho do Rio Minho (Caminha - Lanhelas), já submetidas ao IV Quadro Comunitário de Apoio.

O presidente da câmara vai propor amanhã, dia 8, ao executivo a ratificação da adjudicação de três empreitadas importantes para o desenvolvimento do concelho orçadas em cerca de 2 milhões de euros: a nova Biblioteca Municipal de Caminha, a requalificação do Santuário de São João de Arga e a construção da Ecovia - Caminho do Rio Minho (Caminha - Lanhelas), já submetidas ao IV Quadro Comunitário de Apoio. A reunião de câmara vai decorrer amanhã, às 16 horas, no edifício Paços do Concelho.

\r\n

A empreitada ecovia - Caminho do Rio Minho vai ser adjudicada por cerca de 482 mil euros + IVA e já foi submetida a fundos comunitários através de uma candidatura. Da autoria da arquiteta Lara Mendes, este projeto prevê a construção de dois troços. O troço 1 será construído na freguesia de Seixas, com início no extremo Sul do Cais de São Sebastião e segue pelo traçado pedonal também existente no sentido Norte, ligando ao aglomerado urbano Oeste da freguesia. Este troço da ecovia terá aproximadamente 2 km. O troço 2 será construído na freguesia de Lanhelas. Terá início no cais do Esqueiro e seguirá no sentido Norte por caminhos agrícolas. Este troço é de aproximadamente 1,7 km. No total, o concelho contará com mais 3,7 km de ecovias.

\r\n

A adjudicação da empreitada da Biblioteca Municipal de Caminha ronda os 917 mil euros + IVA e também já foi submetida a fundos comunitários. Da autoria do arquiteto Nuno Brandão Costa, o projeto da nova Biblioteca de Caminha prevê a requalificação da casa existente e a construção de um "acrescento", que denomina de "dissonante", construído em granito. Assim, na casa, no rés-do-chão, vai situar-se o átrio e, na parte superior, uma área da sala de leitura. No "acrescento", no espaço de baixo, será instalada a sala infantil, com janelas voltadas para o exterior. Na parte superior, ficará a parte restante da sala de leitura, tudo em vidro, com varandas que permitem ampliar o espaço, que poderão ser transformadas em salas de leitura durante o verão. O projeto ainda contempla a construção de uma cave que interligará os dois volumes, onde será construído um auditório.

\r\n

A empreitada "Santuário de São João de Arga - Conservação e valorização do conjunto construído" vai ser adjudicada por aproximadamente 544 mil euros + IVA e também já foi submetida a fundos comunitários. Trata-se de uma obra estruturante para a valorização da Serra d'Arga, já que irá contribuir para o desenvolvimento da Serra, dos seus caminhos e das suas tradições. Do projeto fazem parte trabalhos de conservação e de beneficiação na capela, nos albergues, nos espaços exteriores, nos sanitários públicos, no edifício de apoio ao Santuário e, ainda, o melhoramento e execução de algumas infraestruturas.

\r\n

Da ordem de trabalhos ainda faz parte a aprovação de dois subsídios a atribuir às Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Caminha e de Vila Praia de Âncora, para manutenção e desenvolvimento das suas atividades.

\r\n

O presidente da câmara vai ainda propor a atribuição do remanescente dos subsídios ao Associativismo Desportivo.