AECT Rio Minho e municípios transfronteiriços iniciam processo de participação pública para abordar as problemáticas quotidianas das populações

15 Dezembro 2022

No âmbito da dinamização das Agendas Urbanas Transfronteiriças Arbo-Melgaço-As Neves, Caminha-A Guarda-O Rosal e a Eurocidade de Cerveira-Tomiño, lançam um inquérito para dar voz aos cidadãos. O questionário estará disponível, até 15 de janeiro de 2023, no endereço web, em: https://aectriominho.eu/axendas-urbanas-transfronteirizas/inquerito/

A elaboração das Agendas Urbanas Transfronteiriças do Rio Minho consiste num trabalho de planeamento conjunto entre os concelhos das duas margens do Rio Minho promovido pelo AECT Rio Minho, em parceria com os Municípios/Concellos do seu território e que teve início no final do ano passado. Depois de um extenso processo de capacitação e de desenvolvimento de várias mesas de trabalho com agentes locais, é agora a vez de dar início a um novo processo de participação que permita aos cidadãos ter voz na tomada de decisões sobre questões que afetam o seu dia-a-dia.
Concretamente, as equipas técnicas dos municípios de Melgaço-Arbo-As Neves-A Cañiza-Crecente, Caminha-A Guarda-O Rosal e da Eurocidade Cerveira-Tomiño desenharam várias propostas de intervenção nos últimos meses sobre diferentes questões e problemas que afetam cada um destes territórios e tendo como base de trabalho os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Agora todos os interessados podem dar a sua opinião através de um inquérito online já disponível no site do AECT Rio Minho https://aectriominho.eu/axendas-urbanas-transfronteirizas/inquerito/ até ao próximo dia 15 de janeiro.

Cada grupo de trabalho transfronteiriço elaborou um questionário diferente focado nos temas selecionados pelas equipas técnicas municipais. Assim, no caso de Melgaço-Arbo-As Neves-A Cañiza-Crecente, o inquérito centra-se na habitação e na mobilidade. No inquérito de A Guarda, Caminha e O Rosal, as questões centram-se na mobilidade, cultura e património. Finalmente, o questionário Eurocidade Cerveira-Tomiño - inclui questões sobre reciclagem e economia circular, mobilidade, hábitos de consumo, igualdade e programação cultural.
A implementação das Agendas Urbanas Transfronteiriças no território do Rio Minho permitirá que o espaço transfronteiriço seja mais inclusivo, resiliente e sustentável. A importância desta ferramenta de planeamento conjunto reside no seu caráter inovador, é uma iniciativa de cooperação que pretende desenhar o território como um espaço funcional e procurar novas formas de resolver problemas que afetam diretamente a vida das pessoas.
O programa de capacitação “Agendas Urbanas Transfronteiriças das Eurocidades do Rio Minho” está integrado no projeto “Rede de Apoio às Dinâmicas Locais de Cooperação no Rio Minho Transfronteiriço” - Rede Lab Minho”, promovido pelo AECT Rio Minho e co -financiado pelo Programa Interreg V-A Espanha – Portugal.