Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

'Baile dos Candeeiros' e Gisela João encerram Festival Tempos Cruzados

"Baile dos Candeeiros" e Gisela João encerram Festival Tempos Cruzados
giselajoao
3m1a5062
3m1a5091
3m1a9566
3m1a9665
cmcaminha_2618
cmcaminha_3550
cmcaminha_3945
cmcaminha_4198
16 Dezembro 2022

Uma grande festa da cultura e das artes, para todos, ao longo de dois meses

O "Baile dos Candeeiros" e o concerto de Gisela João encerram, hoje e amanhã, respetivamente, o Festival Tempos Cruzados, que, ao longo de cerca de dois meses, trouxe ao concelho cinema, teatro, música, dança, artes circenses e instalações artísticas, numa autêntica festa da cultura que marcou a programação de outono de forma extraordinária. Centenas de pessoas passaram pelas plateias, desfrutando livremente de grandes momentos de cultura e lazer.
O Festival Tempos Cruzados chegou ao concelho de Caminha a 5 de novembro, com vários espetáculos e múltiplos géneros artísticos. O Valadares, Teatro Municipal de Caminha e o Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora foram os palcos principais, O festival, multidisciplinar, começou com cinema vocacionado para os mais pequenos, mas contou com uma grande abrangência de áreas artísticas, pensadas para os mais variados gostos. Esta foi uma grande festa da cultura e das artes. Com todos os espetáculos gratuitos.
Durante o mês de dezembro, o Valadares, Teatro Municipal e Caminha recebeu Tatanka, para um concerto em que atuou com o músico caminhense Hugo Danin. Hoje, sexta-feira, o programa traz “Baile dos Candeeiros”, para assistir no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. O espetáculo inspira-se na época da ditadura, em Portugal, quando “organizar convívios e encontros era um ato suspeito e perigoso, por isso, tudo devia ser feito de uma forma subtil e camuflada. Originalmente criado na Foz do Douro, no Porto, o Baile dos Cinco Candeeiros original seguia esta dinâmica”.
Amanhã, sábado, no mesmo palco, apresenta-se Gisela João: “com uma voz e um timbre absolutamente singulares, Gisela João é uma figura central e uma das mais importantes intérpretes da história da música portuguesa. Na primavera de 2021, editou o seu terceiro álbum “AuRora”, o seu registo mais pessoal e intimista, onde pela primeira vez revelou os seus dotes de letrista e compositora. Com quatro remisturas de temas de “AuRora”, Gisela João continua a declarar o seu amor às pistas de dança, uma paixão antiga e diversas vezes mencionada em entrevistas, em que assume ter crescido entre as festas de música eletrónica e o fado tradicional”.
Fecham assim cerca de dois meses de grandes espetáculos, numa iniciativa organizada em parceria por várias entidades: a Direcção-Geral do Património Cultural, o Museu Nacional Soares dos Reis e os Municípios de Caminha, Chaves e Vila Nova de Gaia.
O Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, sublinha a importância de “uma parceria que celebra a cultura e as artes, que proporcionou (e ainda oferece hoje e amanhã) espetáculos de elevado nível, variados e abrangentes, onde todos os públicos encontraram o género ou os géneros que mais lhe agradam”.
“Foi um festival transversal, para todos. Foi um privilégio para o nosso concelho acolher tantos artistas e tantos espetáculos, tendo sido ainda possível oferecer cultura sem custos para a nossa população e para o público em geral”, refere ainda Rui Lages.
Recorde-se que os mais novos foram o primeiro público-alvo. “Lightyear” foi o filme de animação apresentado logo a 5 de novembro, em duas sessões. No dia seguinte, foram ainda os mais novos a faixa privilegiada e puderam conhecer “Os sonhos do Tom”, num espetáculo infantil inspirado na obra de Mark Twain.
A 12 de novembro foi a vez da música, com o concerto Frankie Chavez e Peixe (Miramar). Ainda em novembro, a 19, a dança entrou em cena com Inner Calling - espetáculo de dança contemporânea pela Intranzit Cia. O Festival Tempos Cruzados fechou o cartaz de novembro a 26, agora com uma Performance Artística de João Fiadeiro.
A programação do festival foi retomada em dezembro, no dia 10, com música, pela voz de Tatanka, que se tornou conhecido como o vocalista de uma das mais bem-sucedidas bandas portuguesas da atualidade – The Black Mamba.

 

PROGRAMAÇÃO PARA HOJE E AMANHÃ

 

Sex, 16 dezembro | 21H30
BAILE DOS CANDEEIROS
Dança/Performance
Festival Tempos Cruzados (NORTE 2020)
Local: Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora
Entrada gratuita

 

Sáb, 17 dezembro | 21H30
GISELA JOÃO
Concerto
Festival Tempos Cruzados (NORTE 2020)
Local: Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora
Entrada gratuita