Desfile de Carnaval noturno está de regresso ao centro histórico

18 Janeiro 2023

O grande Desfile de Carnaval noturno “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha” está de regresso ao centro histórico de Caminha no próximo dia 20 de fevereiro. As respetivas normas deverão ser aprovadas hoje à tarde pelo Executivo. O objetivo é a dinamização do Carnaval em Caminha, incentivando a criatividade e a imaginação, numa atividade lúdica e recreativa e assinalar a data festiva. O desfile atrai à Vila, por norma, milhares de foliões e visitantes, contribuindo para o incremento da economia local. Os prémios são um forte incentivo à participação.
O último desfile noturno aconteceu em 2020, imediatamente antes de terem sido tomadas medidas em relação à pandemia e não houve, nos dois últimos anos, condições para retomar uma iniciativa de enorme sucesso, que traz fantasia, beleza e muita animação ao concelho.
O Desfile de Carnaval 2023 “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha” é uma organização da Câmara Municipal de Caminha, União de Freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho e comerciantes do concelho de Caminha. Será este ano, como era habitual, o ponto alto da noite de segunda-feira. dia 20. A organização acredita que, este ano, o número de participantes e visitantes, nomeadamente o número de grupos, comparsas e figurantes galegos, seja significativo
Os prémios que deverão ser aprovados pelo Executivo também são aliciantes. Na categoria de comparsas, os prémios variam entre os 1000 e 100€; na categoria de grupo entre os 700 e 70€ e, na categoria individual os prémios variam entre os 100 e os 25€. A apreciação do júri terá em conta aspetos como a criatividade, coreografia, emoção, guarda-roupa e originalidade do tema, a elaboração e construção dos disfarces, alegria e animação do participante e o cumprimento dos requisitos das normas e correta inscrição.
O início do desfile ocorrerá na Rua Visconde Sousa Rego, passando pela Praça Conselheiro Silva Torres e terminará na Rua de São João.