Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Operação de gestão de combustíveis com recurso a fogo controlado realizada numa área de 65 hectares num só dia

Operação de gestão de combustíveis com recurso a fogo controlado realizada numa área de 65 hectar...
3m1a8569
3m1a8600
3m1a8615
3m1a8648
3m1a8694
3m1a8896
3m1a8900
3m1a8905
03 Fevereiro 2023

Abrangidas zonas do Baldio de Azevedo, Baldios de Riba de Âncora e Baldio de Arga de Cima

Uma importante operação de gestão de combustíveis, com recurso a fogo controlado, foi desenvolvida ontem no concelho de Caminha, abrangendo uma vasta área, ao longo de 65 hectares. Trata-se de um trabalho regular, de prevenção e gestão, que foi acompanhado pelo Presidente da Câmara, Rui Lages.
As ações de fogo controlado foram levadas a cabo ao longo do dia e decorreram em área do Baldio de Azevedo, área do Baldios de Riba de Âncora (GFR) e Baldio de Arga de Cima (MARQ).
Para Rui Lages, “este tipo de ações é fundamental para prevenir o verão e acautelar, da melhor forma que conseguimos, o nosso património natural. É público o grande investimento que fazemos nesta área, na proteção civil, e este é um esforço que iremos continuar e que vale a pena”.
O Presidente da Câmara, que como referimos acompanhou parte das ações de ontem, “elogiou o trabalho dos profissionais e a dedicação que demonstram todos os dias, zelando pelo território e pela segurança de todos os cidadãos. Muitas vezes, este esforço não se vê, mas é contínuo, de todos os dias e nunca será demais realça-lo”.
O Município de Caminha, em articulação com o ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, promoveu três ações de fogo controlado no âmbito da Gestão de Fogos Rurais, com o objetivo da redução da carga combustível (GFR) e no âmbito do Mecanismo de Apoio à Realização de Queimadas (MARQ).
Estas ações contaram com a participação do Gabinete Técnico Florestal do Município, Bombeiros das duas corporações do Concelho, Técnicos do ICNF, Equipas de Sapadores Florestais, Elementos da Força de Sapadores Bombeiros Florestais e elementos das equipas do Corpo Nacional de Agentes Florestais.
No total, como referimos, foi possível realizar a gestão de combustíveis com recurso a fogo controlado numa área de 65 hectares.