“Vamos limpar a nossa praia?” arranca sábado em Vila Praia de Âncora

vamos_limpar_a_nossa_praia
28 Fevereiro 2023

No próximo sábado, dia 4 de março, a Câmara Municipal de Caminha promove a primeira de quatro ações de limpeza das praias oceânicas do concelho. “Vamos limpar a Nossa Praia?” é a designação da iniciativa e é simultaneamente um desafio à participação de todos. Sábado, o ponto de encontro é a praceta central da Avenida Dr. Ramos Pereira (meia laranja), às 10h00, para uma ação de limpeza na Praia de Vila Praia de Âncora, que será coordenada pelo Nuceartes- Núcleo de Estudos e Artes do Vale do Âncora.

As condições meteorológicas começam a melhorar e a permitir a frequência moderada dos areais, para um passeio ou até para um pequeno convívio. Passado também o período crítico em que era desaconselhado ou mesmo proibido frequentar as praias, é a altura de proceder à sua limpeza e de retirar pedaços de madeira e outros detritos que o inverno trouxe.

Assim, a Câmara Municipal de Caminha decidiu levar a cabo estas ações de limpeza, entre as 10h00 e as 12h30, envolvendo sobretudo quem mais sabe destas coisas e quem é mais sensível às realidades ambientais, no caso as associações ambientalistas Nuceartes - Núcleo de Estudos e Artes do Vale do Âncora e a Corema – Associação de Defesa do Património, assim como as Juntas de Freguesia.

No mês de março, a Câmara Municipal de Caminha leva a cabo “Vamos limpar a Nossa Praia?”, que incluirá, além de várias ações de limpeza nas praias marítimas do concelho de Caminha, ações de sensibilização para a necessidade de preservação dos sistemas dunares, proteção das praias e dos oceanos.

Estas iniciativas decorrerão nos dias 4, 11, 18 e 25 de março, e serão concretizadas em pareceria, como referimos, sendo destinadas à participação da população em geral, que poderá participar gratuitamente e deverá inscrever-se online:

A praia de Vila Praia de Âncora acolherá, como descrevemos, a primeira iniciativa. Na praia de Moledo, uma ação idêntica acontecerá no dia 11 de março; na praia da Foz do Minho, foi agendada para o dia 18 de março, e a praia do Forte do Cão para o dia 25 de março.

A iniciativa conta com o apoio da Luságua e da Valorminho.

Inscrições e informações também em: ambiente@cm-caminha.pt | 251 721 708 – 914 476 461