Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Equipa de mergulhadores verificou que a plataforma do Portinho de Vila Praia de Âncora se encontra amarrada

Equipa de mergulhadores verificou que a plataforma do Portinho de Vila Praia de Âncora se encontr...
Mergulhadores avaliam situacao do pontao VPA 2
Mergulhadores avaliam situacao do pontao VPA 4
Mergulhadores avaliam situacao do pontao VPA 1
10 Janeiro 2014
Esta manhã, uma equipa de mergulhadores dos Bombeiros Voluntários de Caminha esteve no portinho de Vila Praia de Âncora para avaliar o estado da plataforma, que dá acesso ao mar.

Esta manhã, uma equipa de mergulhadores dos Bombeiros Voluntários de Caminha esteve no portinho de Vila Praia de Âncora para avaliar o estado da plataforma, que dá acesso ao mar. Os mergulhadores verificaram que todos os módulos da plataforma estão amarrados como estavam anteriormente e que apenas o último troço a poente se encontra solto, provocando a oscilação do conjunto.

\r\n

Depois do mau tempo que se fez sentir nas últimas semanas, o passadiço que dá acesso à plataforma de atracagem caiu, deixando dúvidas sobre o estado das amarrações e temia-se a possibilidade desta poder soltar-se e sair à deriva. No sentido de averiguar os estragos provocados pelo mau tempo, ontem, dia 9, o vice-presidente da Câmara Municipal de Caminha, Guilherme Lagido, o diretor delegado da delegação do Norte e Douro do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, IP, (IPTM, IP), Joaquim Gonçalves, e o presidente da Associação de Pescadores Profissionais e Desportivos de Vila Praia de Âncora, Vasco Presa visitaram o Portinho de Vila Praia de Âncora.

\r\n

Relativamente à plataforma e por se tratar de uma situação aparentemente perigosa, Câmara e IPTM concentraram esforços e esta manhã, uma equipa de mergulhadores esteve no local para avaliar a situação. A equipa verificou que apenas a poente, o topo da última plataforma se encontra sem amarrações laterais, o que faz com que oscile. Ainda assim, no restante espaço encontram-se as amarras. Como tal, o comandante operacional municipal, Luís Saraiva, explicou que “em condições normais está garantida a estabilidade” da plataforma. No entanto, é ainda necessário repor o acesso à plataforma, intervenção que será realizada brevemente e com recurso a uma grua.

\r\n

Por agora, as entidades competentes, nomeadamente a Polícia Marítima, a Proteção Civil e o IPTM, como medida preventiva, vão aconselhar os pescadores a retirar as embarcações que se encontram atracadas na plataforma, assim como todos os apetrechos lá depositados, para evitar que façam peso na plataforma.

\r\n

As operações contaram com a colaboração da Polícia Marítima e foram acompanhadas pelo comandante operacional municipal, Luís Saraiva, por um representante do IPTM, Herculano Ribeiro, pelo 2º comandante dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, Daniel Araújo, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora. Carlos Castro agradeceu a pronta resposta do Município e do IPTM para resolver o problema, assim como a disponibilidade dos bombeiros. “A resolução desta situação é importante para a comunidade piscatória”, disse.