Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Valadares, Teatro Municipal de Caminha acolhe Space Festival

Valadares, Teatro Municipal de Caminha acolhe Space Festival
02 Novembro 2023

O Space Festival 2023 está de regresso a Caminha já no dia 12 de novembro, com dois espetáculos: Cine Música - Space Ensemble com a Academia de Música Fernandes Fão e concerto Luís Vicente Trio. O Space Festival pretende explorar novas formas de produzir e divulgar a música experimental e improvisada em Portugal, ao promover o acesso a projetos artísticos ligados a este género musical fora dos grandes centros urbanos. O Space Festival vai decorrer no Valadares, Teatro Municipal de Caminha. A entrada é gratuita, com a com possibilidade de donativo livre.

O Cine Música - Space Ensemble com Academia de Música Fernandes Fão vai decorrer pelas 15H00.  Este filme-concerto é o resultado da Oficina de Música para Filmes do Space Ensemble, concebida para trabalhar com estudantes e formações musicais a fim de lhes mostrar o processo de musicar filmes ao vivo. Nesta ocasião, alunos da Academia de Música Fernandes Fão de Vila Praia de Âncora partilham as suas experiências com a improvisação livre, a improvisação dirigida e a criação de músicas para filmes, partindo da questão sobre como dar novos significados a um filme através de diferentes sons.

O Concerto Luís Vicente Trio terá lugar pelas 16H30.  Luís Vicente é um trompetista português reconhecido internacionalmente que toca em vários grupos com diferentes conceitos - desde música totalmente livre a música composta - tendo sempre presente um sentido de liberdade. Depois do sucesso das suas parcerias com John Dikeman, William Parker e Hamid Drake em Goes Without Saying, But It’s Got to Be Said, vira-se para a prata nacional (aqui representada por Gonçalo Almeida e Pedro Melo Alves, ambos protagonistas de projetos autorais) e lança o aclamado álbum Chanting in the Name Of (2021) pela Clean Feed Records.

O Space Festival surgiu em 1999, em Coimbra. No decorrer de várias edições itinerantes até 2005, em diversos locais como Porto, Lisboa, Braga e Aveiro, programou inúmeros artistas portugueses de referência, abordando os novos rumos da música possibilitados pela experimentação e pelas novas tecnologias digitais.

Com o propósito de contribuir para a divulgação desta área da música inovadora, contemporânea e cheia de possibilidades por explorar, a edição de 2021 marcou o regresso do festival passados 16 anos da última edição, com especial foco em territórios de baixa densidade, com o objetivo de estimular a coesão territorial na fruição de espetáculos artísticos diversos e a circulação de artistas em todo o território nacional.

Mais informações e programação completa em: https://www.spacefestival.pt/