Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

“Um Berço para a Paz - Presépio Vivo ' é uma das novidades da programação de Natal

“Um Berço para a Paz - Presépio Vivo " é uma das novidades da programação de Natal
30 Novembro 2023

O concelho de Caminha prepara-se para viver mais uma Quadra Natalícia mágica. A partir de amanhã, são muitas as propostas que o município tem para oferecer a todos os que visitarem o concelho. Rota da Rabanada, concertos de Natal e Ano Novo, passeio de Pai Natal em Bicicleta, Mercados de Natal, são alguns dos eventos que estão de regresso. Mas há algumas novidades, com destaque para o "Um Berço para a Paz - Presépio Vivo”, que vai decorrer nas duas vilas do concelho.

Este ano, as luzes de Natal vão ser ligadas a 05 de dezembro, com inauguração, como habitualmente, na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, e na Praça da República, em Vila Praia de Âncora. Em Caminha, a inauguração da iluminação de Natal está agendada para as 18H30, e será acompanhada pelas atuações da Academia de Música Fernandes Fão e da Academia de Dança e Música Tradicional de Caminha e Vilarelho.  Em Vila Praia de Âncora terá lugar pelas 19H00, acompanhada da Academia de Música Fernandes Fão e do Etnográfico de Vila Praia de Âncora.

Como referimos, a programação de Natal tem início já amanhã, com a promoção da Festa da Marioneta Luso-Galaica. Entre os dias 1 e 10 de dezembro, com espetáculos de sala e de rua, oficinas de construção de marionetas e máscaras e uma exposição que, apesar de habitual, ganha um cunho especial, pois, nesta 9ª edição, reflete o percurso da companhia que promove este festival – a Krisálida – pela linguagem das Formas Animadas. Entre Caminha e Vila Praia de Âncora, serão apresentados 37 espetáculos, para além das oficinas e exposição, em vários espaços e com uma programação para todas as idades, que acontecem em diversos horários e locais.

Amanhã, também arranca a Rota da Rabanada, este ano com mais participantes e mais especialidades. Durante o mês de dezembro, a Rota da Rabanada conta com mais de meia centena de cafés, pastelarias, padarias e restaurantes aderentes e mais de 70 especialidades diferentes.  De leite, vinho tinto, doce de ovos, frutos secos, frutos vermelhos e pão de massa mãe, recheadas de abóbora, maçã, chila, cenoura, são muitas as especialidades disponíveis.

Os Mercados de Natal voltam a marcar a programação, este ano com a novidade do Mercado N. Assim, nos dias 9 e 10, Caminha será palco do tradicional Mercado de Natal. Em Vila Praia de Âncora, decorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro, o Mercado N, promovido pelo NUCEARTES, Núcleo de Estudo e Artes do Vale do Ãncora.

No dia 9 de dezembro, a corrida São Silvestre Caminhense estará de regresso às ruas de Caminha.

Uma das novidades deste Natal no concelho é a encenação do “Um Berço para Paz -Presépio Vivo”, que vai juntar mais de 100 figurantes e várias Associações Culturais, Recreativas, Ambientais, Instituições, grupos locais, paróquias e juntas de freguesia do concelho. O “Presépio Vivo – Um Berço para Paz”, encenado pelo professor Fernando Borlido, pretende ser uma alusão ao que foi o ambiente vivido na época do nascimento do Menino Jesus, recriando os principais quadros de inspiração bíblica, que estarão distribuídos quer na Praça da República em Vila Praia de Âncora, no dia 9 de dezembro, na Praça Conselheiro Silva Torres em Caminha, no dia 16 de dezembro.

No dia 16 de dezembro, vai decorrer o Passeio de Pai Natal em Bicicleta, corrida e caminhada. É uma organização da Associação de Triatlo de Caminha e Desnível Positivo, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.

Durante o mês vão decorrer várias oficinas “Ideias de Natal” de porcelana, arranjos de Natal, de bolachas de Natal e modelagem de gesso.

O teatro também vai marcar esta agenda de natal. No dia 17 de dezembro, sobe ao palco do Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora a peça “Os Elfos salvam o Natal”, a cargo da Porta de Cena.


O Orfeão de Vila Praia de Âncora vai animar as noites frias de dezembro com a promoção dos Concertos de Natal em Argela, Lanhelas e Vila Praia de Âncora, nos dias 10, 20 e 22 de dezembro. Também a Academia de Música Fernandes Fão vai brindar os caminhenses com o Concerto de Natal AMFF, no dia 21 de dezembro, na Igreja Matriz de Caminha

Um dos grandes momentos da programação de Natal é a noite da Passagem de Ano, afinal “Caminha, é onde o Norte passa o Ano”, este ano, ao som dos Micomaníacos, Paulo Baixinho e animação com DJ.

Tal como acontece nas grandes capitais europeias, em Caminha também se começa o ano com um grande concerto de música clássica. A Igreja Matriz de Caminha, um dos ícones arquitetónicos do concelho, vai acolher o Concerto de Ano Novo pela Sociedade Musical Banda Lanhelense.

A inauguração da Iluminação de Natal e o fogo de artificio da passagem de ano serão apoiados pela empresa IVO Shows.