Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Câmara repõe infraestruturas e condições em geral nas Ruas da Retorta e do Bulhente em Vila Praia de Âncora

Câmara repõe infraestruturas e condições em geral nas Ruas da Retorta e do Bulhente em Vila Praia...
foto1__2_
foto1__3_
foto1__4_
foto1__7_
17 Abril 2024

Encontram-se em fase bastante adiantada os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho. As obras incluem a reposição de diversas infraestruturas e pisos e o investimento é superior aos 140 mil euros.

A intervenção teve início em fevereiro, com um prazo de obra previsto de cerca de três meses. Esta é mais uma intervenção que a Câmara Municipal de Caminha está a levar a efeito, com vista à resolução dos problemas causados pelas intempéries que se abateram sobre o concelho, causando prejuízos globais de mais de 13 milhões de euros.

A obra foi adjudicada por 141.873,39 € (valor financiado da empreitada com IVA (60%): 85.124,03 €), tendo sido visitada há dias pelo Presidente da Câmara, Rui Lages, para se inteirar da sua evolução.

A intervenção na Rua da Retorta contemplou a instalação de um novo coletor, em substituição do existente que possui reduzida seção (200mm), desde o início deste arruamento até à linha de água existente a cerca de 70m a jusante e que atravessa uma parcela particular, mas cuja linha de água se encontra cadastrada como tal, possuindo inclusivamente um aqueduto em pedra para escoamento das respetivas águas pluviais.

Está em execução a reposição da fundação do arruamento nas zonas afetadas e repavimentação em condições idênticas à do restante arruamento afetado, designadamente calçada de cubos de granito, tal como, sucede também num pequeno troço da Rua do Bulhente que foi arrastado pelas águas pluviais, e que já foi reperfilado e resposto.