Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

𝐏𝐨𝐫𝐭𝐚𝐥 𝐋𝐨𝐜𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐀𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐂𝐥𝐢𝐦𝐚́𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢́𝐩𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐦𝐢𝐧𝐡𝐚 𝐞́ 𝐮́𝐧𝐢𝐜𝐨 𝐧𝐨 𝐩𝐚𝐢́𝐬 𝐞 𝐞𝐬𝐭𝐚́ 𝐝𝐢𝐬𝐩𝐨𝐧𝐢́𝐯𝐞𝐥 𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐫 𝐝𝐞 𝐡𝐨𝐣𝐞 𝐚̀ 𝐝𝐢𝐬𝐭𝐚̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐮𝐦 𝐜𝐥𝐢𝐪𝐮𝐞

𝐏𝐨𝐫𝐭𝐚𝐥 𝐋𝐨𝐜𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐀𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐂𝐥𝐢𝐦𝐚́𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢́𝐩𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐦𝐢𝐧𝐡𝐚 𝐞́ 𝐮́𝐧𝐢𝐜𝐨 𝐧𝐨 𝐩𝐚𝐢́𝐬 𝐞 𝐞𝐬𝐭𝐚́ 𝐝𝐢𝐬𝐩𝐨𝐧𝐢́𝐯𝐞𝐥...
05 Junho 2024

Hoje, Dia Mundial do Ambiente, a Câmara Municipal de Caminha dá mais um passo importante na área do Ambiente e da Sustentabilidade, disponibilizando online uma nova e poderosa ferramenta, o Portal Local de Ação Climática do Município de Caminha, que surge na sequência do profundo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e do qual resultou o Plano Municipal de Ação Climática de Caminha, aprovado em abril último.

O Portal é o primeiro no País e, agora, toda a informação pode ser partilhada, porque está apenas à distância de um clique, em: https://plac.cm-caminha.pt

O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) é um documento de cerca de 460 páginas, que, como já anunciámos, reflete uma intensa avaliação da realidade do concelho e visa capacitar o Município de Caminha para lidar com os impactos previstos nos diferentes setores, com especial atenção aos setores e população mais vulneráveis às alterações climáticas. O essencial está vertido no novo Portal, que é evolutivo e vai ser atualizado progressivamente. É também uma ferramenta interativa, na medida em que os munícipes e os cidadãos em geral poderão fazer sugestões e enviar informação, utilizando para tal o email disponível em “Contactos”.

O Portal agora disponibilizado, coloca assim o Município de Caminha entre os municípios mais avançados do País e sobretudo do Norte nesta área. “Levámos muito a sério a problemática das alterações climáticas. Não apenas no discurso, que é importante, reconheço, mas que tem de ser consequente. E por isso implica uma reflexão científica, profunda, que nos capacita para a ação. Foi isso que fizemos. Este novo recurso disponibiliza informação essencial, para que possamos estar todos mais habilitados em relação a uma realidade que é global, que se reflete no nosso concelho e na nossa vida, em que todos somos atores principais e que a todos desafia”, sublinha o Presidente da Câmara, Rui Lages.

E se a problemática das alterações climáticas era vista com alguma desconfiança por alguns, a realidade entrou por cada casa dentro sem cerimónias. Todos os dias, todos somos, infelizmente, testemunhas, pelo menos através das imagens dos telejornais, das consequências um pouco por todo o mundo”.

Este portal pretende ser também mais um instrumento de consciencialização de todos e de cada um, que permite tomar conhecimento da realidade concelhia, das metas que nos propomos atingir, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Município de Caminha, definidos como um “compromisso por um futuro mais sustentável” que é transversal e que estabelece prioridades e setores muito concretos: Saúde de Qualidade; Educação de Qualidade; Água Potável e Saneamento; Energias Renováveis e Acessíveis; Trabalho Digno e Crescimento Económico; Indústria, Inovação e Infraestruturas; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Produção e Consumo Sustentáveis; Ação Climática; Proteger a Vida Marinha; Proteger a Vida Terrestre e Parcerias para a Implementação dos Objetivos.   

O Plano Municipal de Ação Climática de Caminha não apresenta apenas um quadro estático, nem questiona ações ou realidades pura e simplesmente, mas define ações de adaptação e mitigação muito concretas e conta com todos.

“Com o Portal, a navegação é fácil e intuitiva. E se o Plano, refletido em quase meio milhar de páginas, era menos acessível ao cidadão comum, um simples clique permite a partir de hoje navegar por toda a informação, manter todos os munícipes informados e envolvidos, mas também colher sugestões e informação que queiram partilhar connosco. Somos todos fundamentais e todas as atitudes contam”, conclui Rui Lages.