Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Miguel Alves coloca nas mãos da Assembleia Municipal todos os poderes sobre a figura do Provedor do Munícipe

Miguel Alves coloca nas mãos da Assembleia Municipal todos os poderes sobre a figura do Provedor ...
04 Fevereiro 2014
O presidente da Câmara de Caminha considera muito importante a criação da figura do Provedor do Munícipe e quer que a escolha da personalidade seja tão consensual quanto possível.

O presidente da Câmara de Caminha considera muito importante a criação da figura do Provedor do Munícipe e quer que a escolha da personalidade seja tão consensual quanto possível. Por isso, vai levar novamente a reunião do executivo o respetivo Regulamento, agora para retificação. A nova fórmula, resultante da revisão do documento, coloca todos os poderes nas mãos da Assembleia Municipal, isto é, confere ao órgão deliberativo a totalidade da escolha, continuidade ou destituição do Provedor do Munícipe. Miguel Alves foi sensível aos argumentos do PSD e CDU e, apesar da maioria de que dispõe, abdicou, até, de ser ele a propor a personalidade que, sem nada cobrar, prestará um relevante serviço aos cidadãos. 

\r\n

No passado dia 3 de janeiro, Miguel Alves aceitou retirar da ordem de trabalhos da Assembleia Municipal as propostas aprovadas em reunião de Câmara, de criação da figura do Provedor do Munícipe e o respetivo Regulamento. Entendeu o presidente, face às intervenções de elementos do PSD e da CDU naquela Assembleia, que as propostas teriam a ganhar com a procura de um maior consenso sobre o seu articulado.

\r\n

Procurando encontrar o máximo denominador comum entre todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal, vai agora ser apresentado um novo Regulamento, que transporta para este órgão deliberativo a totalidade da escolha, continuidade ou destituição do Provedor do Munícipe.

\r\n

Este é, porém, num exercício original tendo em conta situações similares noutros municípios governados por diferentes forças políticas, num esforço de garantir a independência da figura face ao executivo.

\r\n

Com esta atitude, Miguel Alves dá mais um sinal de abertura e de transparência, ouvindo e acolhendo os argumentos dos partidos da oposição, e valorizando o órgão Assembleia Municipal.