Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Intervenção na Duna dos Caldeirões começa dentro de dias e será desenvolvida em duas fases

Intervenção na Duna dos Caldeirões começa dentro de dias e será desenvolvida em duas fases
Duna dos Caldeiroes 2
Duna dos Caldeiroes 3
Duna dos Caldeiroes 4
17 Fevereiro 2014
Desassorear o estuário do Rio Âncora, reforçar o leito do Rio junto ao campo do Âncora Praia e estudar uma solução para a consolidação da duna dos Caldeirões, a realizar numa segunda fase, são as diligências que vão ser realizadas imediatamente.

Desassorear o estuário do Rio Âncora, reforçar o leito do Rio junto ao campo do Âncora Praia e estudar uma solução para a consolidação da duna dos Caldeirões, a realizar numa segunda fase, são as diligências que vão ser realizadas imediatamente para restituir segurança e normalidade àquela zona. Foram estas as garantias dadas a Miguel Alves esta tarde, por Pimenta Machado, o responsável máximo da Agência Portuguesa do Ambiente - APA.

\r\n

O presidente e o vice-presidente da Câmara de Caminha estiveram reunidos esta tarde, durante várias horas, com o diretor da APA, Pimenta Machado, dois peritos em orla costeira, Veloso Gomes e Rodrigo Valente, e um representante da Polis Litoral Norte, com o objetivo de encontrarem uma solução imediata para o problema da Duna dos Caldeirões, de forma minimizar danos e a tranquilizar também a população do concelho. A primeira parte do encontro decorreu junto ao estádio do Âncora Praia, após o que os responsáveis continuaram a reunião já nas instalações do Município. 

\r\n

Recorde-se que a forte agitação marítima e as cheias que duram há mais de um mês destruíram por completo a Duna dos Caldeirões, causando vários problemas estruturantes.

\r\n

Depois de reunirem, Pimenta Machado garantiu que a intervenção irá ser realizada em duas fases. A primeira fase avançará de imediato e consiste na criação de condições na foz do rio Âncora para que o rio possa retomar o seu curso natural e melhoramento das margens do rio. A segunda fase passará por estudar a melhor solução para a restituição da Duna dos Caldeirões, encontrando uma resposta mais robusta. “Espero que a próxima época balnear seja boa para os turistas de Vila Praia de Âncora”, rematou o diretor da APA.

\r\n

Perante este compromisso, Miguel Alves realça que, para já, a solução é boa e deixa os Município e Vila Praia de Âncora satisfeitos. “Eu fico muito satisfeito. Vamos ter uma solução que impede que as casas em Vila Praia de Âncora sejam atingidas e que impedem que o sapal seja prejudicado, assim como a época balnear”.

\r\n

A partir de amanhã, o presidente da Câmara Municipal vai reunir com as instituições locais, ambientais e os pescadores para juntos encontrarem uma solução mais adequada para a restituição da Duna dos Caldeirões. O objetivo é criar um projeto de consolidação da duna, de modo a ser submetido a fundos comunitários.

\r\n

Sobre a intervenção do Cordão Dunar na Praia de Moledo, Pimenta Machado ainda informou que as propostas estão a ser analisadas.