Município em diálogo permanente com a POLIS por causa da intervenção na Duna dos Caldeirões

21 Março 2014
Os trabalhos na Duna dos Caldeirões, que abrange as freguesias de Âncora e de Vila Praia de Âncora, começaram esta semana. O passadiço em madeira já foi retirado. Por se tratar de uma obra orçada em mais de um milhão de euros existem procedimentos burocráticos que estão a dificultar que os restantes trabalhos avancem mais rapidamente. No entanto, e até porque as marés poderão ainda trazer algumas movimentações de areias, a calendarização não é vista como algo de prejudicial. Seja como for, a Câmara vai continuar muita atenta e manterá o diálogo permanente com a Polis, para assegurar que os prazos sejam cumpridos.

\r\n

"Todas as nossas energias estão canalizadas para morder os calcanhares à Polis Litoral Norte para que esta obra possa avançar", realçou Miguel Alves durante a reunião de Câmara que decorreu na quarta-feira e garantiu que vai continuar a pressionar a Polis Litoral Norte para que as obras se concretizem.

\r\n

Recorda-se que a intervenção de recuperação na Duna dos Caldeirões e no Cordão Dunar de Moledo foram anunciadas a 25 de fevereiro, pelo ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, aquando de uma visita a Vila Praia de Âncora.

\r\n

No que se refere à recuperação da Duna dos Caldeirões, a intervenção inclui uma série de ações que se realizarão em dois momentos: antes e depois da época balnear. Assim, esta primeira fase inclui a consolidação das margens do rio Âncora, a retirada do passadiço, a limpeza da vegetação e a reposição do leito do rio no seu curso normal com a necessidade de rasgar valas naturais. Uma que colocará o rio no seu curso normal e outra que terá como objetivo abrir o leito do estuário de modo a reconduzir as águas estagnadas do sapal do Âncora para a sua foz natural através da Praia das Crianças. Para Miguel Alves esta intervenção é fundamental: "para que possamos consolidar aquilo que é uma vertente económica fundamental da praia de Vila Praia de Âncora". Depois da época balnear começarão os trabalhos de consolidação da duna.

\r\n

No início desta semana iniciaram-se como previsto os primeiros trabalhos na Duna dos Caldeirões, isto é, já foi retirado o passadiço de madeira. Não obstante ser um bom indicio, Miguel Alves garante que vai continuar a pressionar a Polis Litoral Norte porque o objetivo é a época balnear decorrer normalmente: "As nossas sinergias estão canalizadas para termos praia em Vila Praia de Âncora e em Âncora".

\r\n

Quanto a Moledo, o presidente também informou que até ao início da época balnear as obras serão feitas. Aqui os trabalhos consistem em levantar o paredão e corrigir as estruturas que ficaram danificadas com os sucessivos "ataques" do mar e, ao mesmo tempo, proceder-se-á à intervenção no Cordão Dunar na Praia de Moledo.