Olimpíadas Sénior do Conhecimento 2014 reuniram mais de uma centena de pessoas

Olimpiadas Senior do Conhecimento 4
Olimpiadas Senior do Conhecimento 3
21 Março 2014
54 participantes, distribuídos por 8 equipas a responder a perguntas sobre várias categorias, assim foram as Olimpíadas Sénior do Conhecimento 2014. Ontem, dia 20, o Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora recebeu mais de 100 utentes.

54 participantes, distribuídos por 8 equipas a responder a perguntas sobre várias categorias, assim foram as Olimpíadas Sénior do Conhecimento 2014. Ontem, dia 20, o Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora recebeu mais de 100 utentes de 8 Centros de Dia/Convívio e Lares do concelho de Caminha.

\r\n

Os participantes preparam-se a rigor para competir nas Olimpíadas. Às 14h30, todos estavam a postos para começar a prova. Em campo as equipas: Sábios de Gontinhães, Académica de Seixas, Pessegueiros, Os Craques, Os Super Seniores, Marretas, Solhas e Sabichões. Traziam braçadeiras e crachás a identificar as equipas, relembravam as últimas estratégias antes de começar a prova e procuravam concentrar-se para a melhor prestação possível. Alguns estavam nervosos, diziam que terem apenas um minuto para pensar na resposta e escrevê-la no papel, parecia pouco. Por outro lado, o facto de poderem pedir ajuda ao público sempre que surgisse uma dúvida dava-lhes alguma segurança. É que, dos mais de 100    que estiveram presentes, apenas 54 participaram como concorrentes.

\r\n

Assim que começaram as olimpíadas um dado com as várias categorias de perguntas começou a rolar. Música Tradicional Portuguesa, Gastronomia, Cinema, Advinhas e Provérbios. Qualquer uma podia sair. As equipas não desiludiram e os participantes revelaram todo um conhecimento nas mais variadas áreas. Tanto que foi necessário proceder a um desempate.

\r\n

No final, pelo mérito demonstrado todos receberam um certificado de participação e uma medalha especial: uma grande bolacha, que fez as delícias, depois de uma tarde bem desgastante.

\r\n

Também Miguel Alves fez questão de estar presente num momento que classificou como “extraordinário”, pois “juntou gente de todo o concelho”. “Juntos como devemos estar”, concluiu. O presidente da Câmara Municipal reconheceu o esforço de todos pelo empenho e estudo demonstrados e disse mesmo: “sabiam mais coisas do que eu!”. “Hoje, deram-nos uma prova de vida fascinante. Vocês já contribuíram muito para a comunidade, mas ainda têm muito para dar. Em cada socalco de uma ruga está um imenso conhecimento”, rematou.

\r\n

Assim, estiveram presentes os utentes do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, da Santa Casa da Misericórdia de Caminha, do Centro de Bem Estar Social de Seixas, da Casa de Repouso da Confraria do Bom Jesus dos Mareantes, do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Encarnação, do Centro Social e Paroquial de Moledo, da Casa do Povo de Lanhelas e do Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba d’Âncora.

\r\n

A realização das Olimpíadas Sénior do Conhecimento 2014 foi proposta à Câmara Municipal pelas instituições particulares de solidariedade social e passou assim a integrar o plano de atividades destinadas a seniores. Estas instituições tiveram um papel fundamental na conceção e desenvolvimento da iniciativa.