Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Rede Social de Caminha vai elaborar diagnóstico relativo aos idosos em situação de isolamento no concelho

Rede Social de Caminha vai elaborar diagnóstico relativo aos idosos em situação de isolamento no ...
01 Abril 2014
A Rede Social de Caminha vai elaborar um diagnóstico relativo aos idosos em situação de isolamento no concelho de Caminha. Esta ação enquadra-se no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social 2013-2016, Eixo IV – Envelhecimento. A Rede Social já reuniu com as juntas de freguesia, com a Secção de Programas Especiais da GNR e com a equipa do CLDS +Caminha a fim de apresentar o estudo. Já estão agendadas reuniões individuais com os presidentes das juntas de freguesia, com o intuito de delinear a estratégia de abordar a comunidade.

A Rede Social de Caminha vai elaborar um diagnóstico relativo aos idosos em situação de isolamento no concelho de Caminha. Esta ação enquadra-se no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social 2013-2016, Eixo IV - Envelhecimento. A Rede Social já reuniu com as juntas de freguesia, com a Secção de Programas Especiais da GNR e com a equipa do CLDS +Caminha a fim de apresentar o estudo. Já estão agendadas reuniões individuais com os presidentes das juntas de freguesia, com o intuito de delinear a estratégia de abordar a comunidade.

\r\n

O Envelhecimento é o eixo IV do Plano de Desenvolvimento Social 2013-2016 e cujas prioridades são: diminuir o isolamento físico e social dos idosos e promover práticas de envelhecimento ativo.

\r\n

O diagnóstico relativo aos idosos em situação de isolamento tem como objetivos: a avaliação multidimensional de pessoas com 65 anos ou mais a residir no domicílio, com vista a ser criado um perfil gerontológico do concelho; a identificação da população isolada e o levantamento das necessidades diversas, de forma a facilitar as orientações para a criação de um Plano Gerontológico Concelhio, através de um protocolo de avaliação multidimensional (ANCEP_GeroSoc.2012) criado pelo Laboratório de Gerontologia Social da Escola Superior de Educação do IPVC.

\r\n

Neste sentido, a Rede Social de Caminha já reuniu com os presidentes das Juntas de Freguesia, com a Secção de Programas Especiais da GNR e com a equipa do CLDS +Caminha, com o objetivo de dar a conhecer o estudo e de solicitar a colaboração na identificação de possíveis participantes. Ficaram já agendadas algumas reuniões com os presidentes das Juntas de Freguesia individualmente, com o intuito de se estabelecerem estratégias de abordagem à comunidade.

\r\n

É de realçar que a Rede Social está a elaborar o Plano de Desenvolvimento Social 2013-2016, cuja finalidade é orientar as respostas às necessidades individuais e coletivas da população e das próprias organizações envolvidas, dando visibilidade às boas práticas existentes e promovendo inovação face aos desafios crescentes com que a sociedade se confronta.

\r\n

Este plano estratégico tem como eixos de ação: EIXO I - Emprego e Formação; EIXO II - Família, Educação e Capacitação; EIXO III - Comportamentos Aditivos e Dependências; EIXO IV - Envelhecimento; EIXO V - Habitação e Acessibilidades e EIXO VI - Equipamentos e Respostas Sociais.

\r\n

 

\r\n