Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Lembro-me de João Pedro Mésseder apresentado segunda-feira em Caminha

Lembro-me de João Pedro Mésseder apresentado segunda-feira em Caminha
17 Abril 2014
A apresentação do livro “Lembro-me”, de João Pedro Mésseder vai marcar o início das comemorações dos 40 Anos de Abril em Caminha. A sessão decorre na próxima segunda-feira, dia 21 de abril, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Caminha. A abertura da sessão vai contar com um momento musical “Verdes Anos”, de Carlos Paredes, com arranjo para guitarra e violino de Ricardo Barceló, interpretado por Joaquim Pedro de Oliveira Ribeiro e Rui Barrocas, ambos alunos da Academia de Música Fernandes Fão.

A apresentação do livro "Lembro-me", de João Pedro Mésseder vai marcar o início das comemorações dos 40 Anos de Abril em Caminha. A sessão decorre na próxima segunda-feira, dia 21 de abril, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Caminha. A abertura da sessão vai contar com um momento musical "Verdes Anos", de Carlos Paredes, com arranjo para guitarra e violino de Ricardo Barceló, interpretado por Joaquim Pedro de Oliveira Ribeiro e Rui Barrocas, ambos alunos da Academia de Música Fernandes Fão.

\r\n

João Pedro Mésseder é o pseudónimo literário de José António Gomes. O escritor nasceu no Porto em 1957 e do seu currículo constam dezenas de livros. Publicou livros de poesia como A Cidade Incurável (1999), Ordem Alfabética (2000), Fissura (2000, Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho), Espuma (2001) e À Noite as Estrelas Descem do Céu (2002). É ainda autor de livros ilustrados para crianças: Versos com Reversos (1999, nomeado pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil para a «Lista de Honra do IBBY» de 2000), De que Cor é o Desejo? (2000), A Couve, as Calças e o Burro (2004) e Não Posso Comer Sem Limão (2004).

\r\n

Em "Lembro-me", João Pedro Mésseder "remete-nos para um exercício de memória. A memória de alguém que, em 25 de Abril de 1974, tinha acabado de fazer 18 anos. Dirige-se, desta forma, a um público já nascido e crescido num país onde as liberdades democráticas são uma realidade - cada vez mais ameaçadas, é certo, apesar de duramente conquistadas pela luta do povo ao longo de quarenta e oito anos de ditadura salazarista e machista".

\r\n

O Município de Caminha vai promover os 40 Anos de Abril de 21 a 30 de abril com múltiplas atividades: exposições que avivam a memória, concertos que ecoam os sons da liberdade com Uxia, Fernando Tordo, ateliês, cinema, documentários e peças de teatro.

\r\n

 

\r\n

Informação Adicional: 

\r\n

Biografia de João Pedro Mésseder:

\r\n

Nasceu em 1957, no Porto. Publicou cerca de três dezenas de livros para a infância e a juventude, além de volumes de poesia e de aforismos para adultos, como Elucidário de Youkali seguido de Ordem Alfabética (2006) e Guias Sonoras e Outras Abrasivas (2010). O Prémio Literário M.ª Amália Vaz de Carvalho - Poesia, 1999, da Câmara Municipal de Loures, foi atribuído ao seu livro para adultos Fissura. Com o livro Uma Pequena Luz Vermelha (2000) obteve o 1.º Prémio do 5.º Concurso Literário do Sindicato dos Professores da Região Centro.

\r\n

Os livros infantis Versos com Reversos (1998) e Palavra que Voa (2005) foram nomeados para as Listas de Honra do IBBY (International Board on Books for Young People) de 2000 e 2006, respetivamente. Trocar as Voltas ao Tempo / El Tiempo Vuela (2009), em coautoria com o ilustrador Gémeo Luís, obteve uma Menção do Júri do Prémio Compostela para álbuns infantis, promovido pela editora Kalandraka e pela Junta da Galiza, em 2008. Pequeno Livro das Coisas (2012) foi um dos três livros nomeados para o Prémio Autores - Melhor Livro de Literatura Infantil de 2012, da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores). Timor Lorosa'e: A Ilha do Sol Nascente (2001) foi incluído na selecção White Ravens 2003, da Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, e Romance do 25 de Abril (2007) integrou a lista dos dezoito melhores livros portugueses para crianças editados em 2007, elaborada pela equipa do portal Casa da Leitura, da Fundação Calouste Gulbenkian. É autor de outros livros de poesia para a infância e a juventude como Guardador de Árvores (2009) e Gatos, Lagartos e Outros Poemas (2011).

\r\n

No domínio do conto para crianças e jovens, editou títulos como O Aquário (2004), Histórias a Muitas Mãos (2007), Conto da Travessa das Musas (2010) e Frei João da Esperança (2013), entre outros. Cerca de duas dezenas dos seus títulos integram as listas de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura.

\r\n

O seu último livro, entre poesia e memorialismo, e dirigido a jovens e a adultos, intitula-se Lembro-me (2013).

\r\n

Sob o seu nome próprio, José António Gomes, assina obras ensaísticas nas áreas da literatura portuguesa e da literatura para crianças e jovens, e dirige a revista de crítica Malasartes - Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude, tendo sido, na década de 90, colaborador permanente do Expresso. Professor coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, é doutorado em literatura portuguesa do século XX, sendo membro de equipas de investigação académica, em Portugal e em Espanha.

\r\n