Caminha e Pontault-Combault assinalaram 36º aniversário de geminação

12 Junho 2014
Caminha e Pontault-Combault acabam de comemorar o 36º aniversário da sua geminação. Miguel Alves representou o Município de Caminha, no passado fim de semana, na cerimónia do 36º aniversário da geminação e na 39ª edição da Festa Franco Portuguesa.

Caminha e Pontault-Combault acabam de comemorar o 36º aniversário da sua geminação. Miguel Alves representou o Município de Caminha, no passado fim de semana, na cerimónia do 36º aniversário da geminação e na 39ª edição da Festa Franco Portuguesa, que decorreram naquela cidade francesa. No dia 8 de junho, Caminha e Pontault-Combault assinalaram mais um aniversário da geminação cujo objetivo é o desenvolvimento das relações de âmbito cultural, turístico, social e económico.

\r\n

Miguel Alves, no seu discurso, realçou a importância do momento: "há duas boas razões para poder estar em Pontault-Combault com a nossa comunidade e com as autoridades e os empresários locais. A primeira diz respeito ao coração: é dever de um autarca estar junto das pessoas da sua terra, mesmo aquelas que estão longe, por razões profissionais e pessoais, mas que sentem Portugal como ninguém. A segunda razão prende-se com a inteligência, com a capacidade que temos de ter de promover encontros e negócios entre empresários, ligações entre a cultura dos dois territórios e o aprofundamento de uma relação forte entre as comunidades escolares".

\r\n

Sobre as comemorações dos aniversários da geminação e a festa Franco Portuguesa o autarca de Caminha referiu: "devem servir para manter bem acesa a chama da geminação o que significa potenciar, ainda mais, os aspetos sociais, económicos e culturais que constam dos protocolos assinados".

\r\n

Recorda-se que Caminha e Pontault-Combault assinaram o Protocolo da Amizade em 1978, em França, sob a égide da "Federação Mundial das Cidades Geminadas - Cidades Unidas", que promove os laços de amizade entre os dois países, em especial entre as populações das duas vilas. Mais tarde, a 8 de junho de 2003, no 25º aniversário, foi assinado um verdadeiro protocolo de geminação entre as duas Câmaras Municipais. Um documento que veio renovar e reforçar a relação entre as duas localidades, no sentido de tornar mais dinâmicas as diversas ações conjuntas.

\r\n

Miguel Alves aproveitou ainda para sublinhar o contributo da Associação Portuguesa Cultural e Social (APCS) de Ponatult-Combault no processo de diálogo entre a Câmara Municipal de Caminha e de Pontault-Combault e no apoio da associação à comunidade portuguesa.

\r\n

Segunda avança a imprensa francesa, a Festa Franco Portuguesa organizada pela Associação Portuguesa Cultural e Social (APCS) de Pontault-Combault "é sem sombra de dúvidas a maior festa associativa portuguesa em França, e já vai na sua 39ª edição. A Associação Portuguesa Cultural e Social (APCS) de Pontault-Combault mais uma vez faz tudo para que a festa seja 'de arromba'".