Entre Margens- Encontro de Tocadores invade o centro histórico de Caminha de 17 a 20 de Julho

09 Julho 2014

Faltam oito dias para começar o Entre Margens - Encontro de Tocadores, que vai invadir o centro histórico de Caminha de 17 a 20 de julho. Gastronomia, mostra de produtos tradicionais, mostra de luthiers (construtores de instrumentos tradicionais) animação, feira do livro, artesanato e exposições dão o mote para que esta primeira edição do certame entre para a história dos eventos culturais das duas regiões da Ribeira Minho.

\r\n

Este certame a realiza-se pela primeira vez no concelho e propõe uma viagem pela ancestralidade dos sons, que ao longo dos tempos marcaram a cultura da região transfronteiriça da Ribeira Minho, com destaque para o instrumento musical e a música tradicional.

\r\n

Assim, no espaço do artífice ou "Mostra de Luthiers" vai ser possível visualizar "in loco" a construção dos instrumentos tradicionais. Para além da mostra de luthiers, este Encontro de Tocadores vai permitir a realização de várias oficinas: concertina, gaita de fole, percussão, cavaquinho & baraguesa, cantos polifónicos e danças do minho, com tocadores, cantoras, bailador com formação específica nas várias áreas.

\r\n

O programa de animação também promete. Aqui destacam.se os concertos Galandum Galundaina e Riobó e para as Jam Session (Encontro de Tocadores - baile ao improviso). Para além dos grupos assinalados, outros farão parte do certame: Grupo Lirolai, Grupo de Cantares de Orbacém, Grupo de Cantigas da A. C. R. D. Padronelo, Bombos das Montanhas de S. Lourenço da Montaria, Musictrad - Grupo de Concertinas, Tocata da Ronda Típica de Carreço, Musictrad - Grupo de Cavaquinhos, Grupo de Cantares Tradicionais de Dem, Vira a Bombar - Grupo de Bombos de Azevedo, Grupo de Pandereteiras de A Guarda, Grupo Folk de O Rosal, Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, Grupo de Bombos da Ronda Típica de Carreço, Associação Folclórica Gaiteiros de Xistra, Cantadeiras do Vale do Neiva, Grupo de Cante Alentejano - Beja e Quarteto de Clarinetes da Academia de Música Fernandes Fão.

\r\n

No que concerne à Gastronomia vai ser possível degustar os mais variados sabores tradicionais da Ribeira Minho. E a Mostra de Produtos Tradicionais vai incidir nas tradições, petiscos e tapas da Ribeira Minho.

\r\n

Para além da animação, da mostra de produtos tradicionais e da mostra de luthiers (construtores de instrumentos tradicionais), da gastronomia das duas regiões da Ribeira Minho, os visitantes ainda vão poder usufruir da feira do livro, do artesanato e de exposições.

\r\n

O Entre Margens - Encontro de Tocadores é a 4 estrela do "verão 5 estrelas" que o Município tem para oferecer aos munícipes e visitantes esta época estival. A próxima estrela e última do mês de julho é a Feira Medieval de Caminha que vai decorrer de 23 a 27 de julho.

\r\n

Este evento é organizado pela Câmara Municipal de Caminha e pela Junta de Freguesia de Caminha e Vilarelho e conta com parceria da Associação PédeXumbo e da Associação Coreto.