Gondar recebe a próxima reunião descentralizada

29 Julho 2014

Gondar vai acolher a próxima reunião pública descentralizada do executivo caminhense. No dia 30 de julho, às 18h30, Miguel Alves e o restante executivo caminhense estarão no Edifício da Junta de Freguesia de Gondar e Orbacém para ouvirem as respetivas populações. Miguel Alves tem reiterado nas várias freguesias a importância destas reuniões, pois permitem "estar com as pessoas, compreender de forma mais clara e direta as preocupações e desafios das populações. São um bom momento de descentralização, de abertura e de diálogo".

\r\n

A decorrerem desde o início do ano, as reuniões públicas descentralizadas são um instrumento de participação que as pessoas têm à disposição para comunicar diretamente com os decisores políticos do concelho. De facto, estas reuniões permitem ao executivo ouvir, esclarecer e prestar contas da gestão municipal, o que contribui para uma democracia local mais participativa e mais próxima dos cidadãos, com mais diálogo e maior transparência.

\r\n

Tal como nas anteriores, a reunião pública descentralizada em Gondar apresenta como único ponto da ordem de trabalhos a audição dos munícipes. Assim, as populações de Gondar e Orbacém que queiram intervir deverão proceder à sua inscrição, com uma antecedência mínima de 48 horas na Câmara Municipal, através do telefone 258 710 300 ou do email anabela.monteiro@cm-caminha.pt. Ainda o podem fazer na sede da Junta de freguesia de Gondar e Orbacém. É de realçar que, no momento da inscrição, deverão indicar o contacto telefónico e o assunto a tratar. Será dada prioridade aos assuntos relacionados com as freguesias em questão e de interesse coletivo e/ou público.

\r\n

Gondar é uma freguesia do Vale do Âncora com 222 habitantes. Possui uma área de 535 há e situa-se a 12 km de Caminha e a cerca de 13 km de Vila Praia de Âncora. Esta freguesia confronta com Azevedo, Dem, Orbacém e Riba de Âncora. A agricultura, a pecuária e o pequeno comércio são as atividades laborais que se destacam na freguesia. A Senhora da Agonia (agosto), a Senhora do Rosário e o Santíssimo Sacramento (julho). São as tradições festivas de maior interesse. Como valores patrimoniais e aspetos turísticos, esta freguesia apresenta: a igreja paroquial, o Cruzeiro do Senhor dos Aflitos, a capela da Senhora da Agonia e Senhora da Aparecida, moinhos e engenhos. A tecelagem e os bordados à lavradeira são o artesanato característico da freguesia.

\r\n

Orbacém é também uma freguesia do Vale do Âncora e conta com 213 habitantes. Com uma área aproximada de 514 há, esta freguesia confronta com Gondar e Dem do lado Norte, a Poente faz limite com Riba de Âncora, a Sul com Amonde e a Nascente com Montaria. Aqui a população dedica-se essencialmente à agricultura e pecuária. Como tradições festivas destacam-se o Corpo de Deus e o Sr. dos Aflitos. Os trabalhos em linho são o artesanato característico da freguesia. Como pontos de interesse turístico e patrimonial tem a Igreja Paroquial, o relógio do sol e a Bacia do rio Âncora.