Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Câmara promove Jornadas Europeias do Património nos dias 26 e 27 de setembro

Câmara promove Jornadas Europeias do Património nos dias 26 e 27 de setembro
23 Setembro 2014
Nos dias 26 e 27 de setembro, a Câmara Municipal de Caminha vai promover as Jornadas Europeias do Património, com a promoção de visitas guiadas ao Centro Histórico da vila. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. O prazo termina ama

Nos dias 26 e 27 de setembro, a Câmara Municipal de Caminha vai promover as Jornadas Europeias do Património, com a promoção de visitas guiadas ao Centro Histórico da vila. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. O prazo termina amanhã, dia 24.

\r\n

Subordinadas ao tema "Património, sempre uma descoberta", as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolvem 50 países, e visam sensibilizar os cidadãos para a importância da proteção do Património.

\r\n

Este ano, as Jornadas Europeias do Património pretendem "chamar a atenção para a permanente novidade que o Património Cultural encerra, sempre atualizado através de novo conhecimento, de novas leituras e de novas interpretações, acompanhando a evolução das mentalidades, das ideias e também das modas. Com este tema pretende-se também evidenciar o enorme potencial contido no Património Cultural, seja ele construído ou imaterial, a sua enorme importância para um harmonioso e equilibrado desenvolvimento social e económico e para o papel de Cultura na sociedade. A permanente redescoberta do Património é também a constante redescoberta das nossas raízes, das nossas referências e da nossa identidade, tornando-se fundamental a sensibilização dos cidadãos para o seu conhecimento e para a sua proteção e valorização".

\r\n

Neste sentido, em Caminha, o Município vai promover visitas guiadas ao Centro Histórico da Vila nos dias 26 e 27 de setembro, às 11 horas. Os interessados em participar deverão formalizar a respetiva inscrição até amanhã, dia 24 de setembro, através do email: museu@cm-caminha.pt.

\r\n

É de realçar que o Centro Histórico de Caminha integra vários edifícios seculares e foi classificado como conjunto de interesse público, segundo a Portaria nº 420/2013. Onde se lê: "(...) O Centro Histórico de Caminha, recinto intramuros de matriz medieval, e o seu prolongamento linear no sentido sudoeste, ao longo da via que corria paralelamente ao rio, constituindo os núcleos fundamentais da primitiva vila, abrigam diversos imóveis que tipificam a arquitetura militar, religiosa e civil deste notável conjunto urbanístico. Nele se incluem monumentos já classificados, como os elementos que restam das fortificações medievais e modernas, o chafariz renascentista da Praça Municipal, a Igreja Matriz, a Torre do Relógio ou a Casa dos Pitas, para além de outros edifícios que se destacam pela sua relevância histórica e arquitetónica, como a Casa da Câmara, a Capela de São João e conjunto anexo, duas casas dos séculos XV e várias casas do século XVI.(...)".

\r\n