Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Executivo foi a Venade ouvir os problemas e desafios da população da União de Freguesias de Venade e Azevedo

Executivo foi a Venade ouvir os problemas e desafios da população da União de Freguesias de Venad...
25 Setembro 2014
O executivo caminhense foi ontem a Venade ouvir os munícipes de Venade e Azevedo. Miguel Alves reiterou aquilo que tem vindo a dizer em todas as freguesias: “estamos aqui para tentar resolver os problemas e enfrentar os desafios que nos são colocados”. Os munícipes interpelaram diretamente o Executivo e já obtiveram as primeiras respostas, quer do presidente quer do vereador Guilherme Lagido. Algumas situações expostas foram imediatamente direcionadas para os responsáveis dos respetivos departamentos. Dentro de alguns meses, na segunda ronda das reuniões descentralizadas pelas freguesias, será altura de prestar contas e explicar o que foi feito em relação às questões da população.

O executivo caminhense foi ontem a Venade ouvir os munícipes de Venade e Azevedo. Miguel Alves reiterou aquilo que tem vindo a dizer em todas as freguesias: "estamos aqui para tentar resolver os problemas e enfrentar os desafios que nos são colocados". Os munícipes interpelaram diretamente o Executivo e já obtiveram as primeiras respostas, quer do presidente quer do vereador Guilherme Lagido. Algumas situações expostas foram imediatamente direcionadas para os responsáveis dos respetivos departamentos. Dentro de alguns meses, na segunda ronda das reuniões descentralizadas pelas freguesias, será altura de prestar contas e explicar o que foi feito em relação às questões da população.  

\r\n

Na reunião pública descentralizada que decorreu ontem intervieram nove munícipes. As questões mais colocadas ao executivo incidiram no futuro do edifico que albergava o Jardim de Infância de Venade (que agora está instalado na EB1), na limpeza de valetas, na limpeza das margens do rio Tinto, nas redes de águas pluviais e na execução de redes de saneamento em diversas ruas.

\r\n

Relativamente ao edifício onde funcionou até julho o jardim de infância de Venade, Miguel Alves garantiu que a decisão será fruto de um debate abrangente: "a decisão será tomada entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e se possível através da população de Venade".

\r\n

Guilherme Lagido, vereador da Câmara Municipal com o pelouro do Ambiente, sobre a limpeza das margens do rio Tinto explicou que a manutenção das bermas do rio são da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Para tentar solucionar os problemas das limpezas, o vereador apresentou uma hipótese de solução, que passa por mobilizar a população das freguesias envolvidas e solicitar à APA a autorização para ser a própria população a fazer a manutenção. Sobre esta matéria, Guilherme Lagido acrescentou que está disponível para interceder junto da APA.

\r\n

As redes de águas pluviais foram outras das questões levantadas pelos munícipes. Sobre esta matéria o vereador mostrou-se disponível para visitar a freguesia com o objetivo de avaliar as várias situações.

\r\n

Sobre a execução das redes de saneamento em vários lugares da União de Freguesias, Guilherme Lagido explicou tratar-se de obras complexas e avultadas. Contudo, o vereador assegurou que o Município irá desenvolver um projeto para candidatar a fundos comunitários assim que seja possível. Em matéria de projetos em condições de apresentar a fundos comunitários, o vereador revelou que o Município tem em carteira 12 projetos de saneamento, realizados com base nas solicitações dos munícipes, orçados em cerca de 8 milhões de euros, e adiantou que um desses projetos se refere ao saneamento de Argela/Azevedo.

\r\n

Sobre a importância das reuniões descentralizadas, Miguel Alves lembrou que são bons momentos de democracia: "estas reuniões são oportunidades únicas para ouvirmos o que os munícipes têm para dizer e para a Câmara Municipal assumir ou não compromissos. Daqui a 14 meses estaremos aqui para sermos avaliados por aquilo que foi o nosso desempenho". 

\r\n