Passar para o Conteúdo Principal
Top
Logótipo
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

Caminha participa em concurso internacional com vista à poupança na fatura de energia elétrica

Caminha participa em concurso internacional com vista à poupança na fatura de energia elétrica
05 Novembro 2014
O município de Caminha decidiu aderir ao “Concurso internacional de fornecimento de energia e gás natural” a lançar pela CIM Alto Minho. A decisão foi tomada hoje, em reunião do Executivo.

O município de Caminha decidiu aderir ao "Concurso internacional de fornecimento de energia e gás natural" a lançar pela CIM Alto Minho. A decisão foi tomada hoje, em reunião do Executivo. Conforme o presidente explicou, a intenção é diminuir a fatura da energia elétrica, conseguindo também aqui uma poupança, à semelhança da política que tem vindo a ser seguida noutras rubricas e que permitiu já realizar poupanças significativas.

\r\n

A Câmara de Caminha vai participar, no âmbito da CIM Alto Minho, no concurso público internacional para o fornecimento de energia elétrica, que inclui instalações alimentadas em média tensão, baixa tensão especial, baixa tensão normal e iluminação pública. A Comunidade Intermunicipal deverá contar com a adesão de outras entidades e autarquias na convicção de que, juntos e enquanto clientes, conseguirão preços mais baixos do que os atualmente praticados. No caso de Caminha a decisão está tomada, com os votos a favor dos eleitos pelo Partido Socialista.

\r\n

Miguel Alves explicou, na reunião, que a despesa do município com a energia elétrica é significativa. Referindo-se a números do último ano (2013), o presidente revelou que a fatura relativa aos consumos dos edifícios municipais perfez cerca de 319 mil euros, enquanto a iluminação pública custou aproximadamente 410 mil euros.

\r\n

Recorde-se que o esforço de poupança e de reequilíbrio das contas municipais tem sido uma das grandes preocupações deste Executivo que, entre setembro de 2013 e o mesmo período deste ano conseguiu realizar uma poupança de 2,8 milhões de euros.

\r\n

Além da questão energética, o Executivo aprovou o prolongamento da isenção de 50% com os encargos decorrentes da ligação à rede pública de drenagem de águas residuais de habitações unifamiliares em todas as freguesias do concelho, até 31 de dezembro de 2015, assim como o Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2014/2015 e vários contratos interadministrativos a realizar com juntas de freguesia, entre outros assuntos.

\r\n