Caminha alavanca 14 milhões de euros de investimento público com fundos comunitários

04 Fevereiro 2021

De acordo com o documento Norte EU – Dinâmica dos fundos europeus na Região do Norte publicada no sítio oficial da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, que reúne e quantifica os investimentos da esfera municipal que foram aprovados no âmbito do quadro comunitário Portugal 2020, o concelho de Caminha teve 32 operações aprovadas que permitiram alavancar um investimento global de cerca de 14 milhões de euros no conjunto do seu território. O número é tanto mais relevante, porquanto representa um investimento de 732,9 euros por habitante, o que faz do concelho de Caminha o detentor do sexto maior investimento per capita do conjunto dos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo.

Para Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, “o reconhecimento das autoridades nacionais resulta do esforço que o Município fez para mobilizar o máximo de recursos para o investimento público que beneficia as populações. Só não fazemos mais porque não temos recursos suficientes para garantirmos a nossa parte do financiamento das obras mas orgulhamo-nos de ter conseguido garantir obras como a da Escola Secundária de Caminha, a EBS do Vale do Âncora, o novo Cais dos Pescadores de Caminha, a reabilitação urbana das duas vilas, as obras de saneamento, a criação de redes de faixas de combustível ou o marcado municipal. Em quatro anos, conseguimos garantir 14 milhões de investimento público em Caminha. É caso para dizer: é obra!”

O documento de avaliação contínua do investimento da região baseia-se no reporte da Agência para o Desenvolvimento e Coesão e apenas tem em conta o financiamento comunitário garantido até ao final do mês de junho de 2020. Entretanto, o Município já garantiu novos investimentos estando em causa, neste momento, valores de investimento superiores ao noticiado.